×
Loading ...

Vantagens e desvantagens da especialização

A especialização envolve dar a trabalhadores papéis individuais para remover a responsabilidade de outros cargos e reduzir a capacidade do trabalhador em uma tarefa específica. Há muitas vantagens e desvantagens na especialização, que se tornou um lugar comum durante a revolução industrial com a criação das fábricas. Os donos de fábricas não contratariam um funcionário que produz todos os bens. O trabalho é dividido entre vários funcionários e cada um deles se torna uma engrenagem em uma grande máquina.

A especialização permite que cada pessoa seja um profissional no que faz (Pixland/Pixland/Getty Images)

Eficiência e aprimoramento

Talvez, a maior vantagem da especialização, enfatizada por Karl Marx, seja o aumento da eficiência conforme os funcionários se tornam mais hábeis em tarefas específicas. Os funcionários de uma fábrica que são responsáveis por uma parte do processo se tornam mais habilidosos possível no processo sem que sejam distraídos por outras tarefas.

Loading...

Solidariedade

O sociólogo Emile Durkheim descreveu os benefícios da especialização em "Da divisão do trabalho social". Segundo ele, a especialização das pessoas na sociedade em diferentes papéis traz mais do que apenas eficiência e justiça econômica. Ele diz que a verdadeira função da especialização é criar um sentimento comum de solidariedade entre as pessoas. As pessoas são unidas por um papel comum, formam uniões, socializam juntas e entendem uma à outra baseadas em suas similaridades na vida.

Monotonia

Uma das maiores desvantagens da especialização é que os trabalhos se tornam monótonos. As pessoas gostam de variedade e, se o trabalho delas consiste em fazer a mesma coisa dia após dia, elas ficam com tédio, com um sentimento de vazio e insatisfeitas.

Trabalho como uma comodidade

A especialização mudou os papéis das pessoas na sociedade. No passado, as pessoas estavam envolvidas em todos os processos, do início ao fim, como carpinteiros construindo móveis e os vendendo a pessoas frente a frente, ganhando um senso de satisfação e sendo útil para as pessoas. Com a especialização, as pessoas raramente se encontram com os consumidores dos produtos que produzem e vendem meramente seu trabalho por um preço como se fosse uma comodidade. Tornam-se idênticas a outros funcionários, há uma diminuição da satisfação no trabalho e há uma ética de "faço apenas meu trabalho" que reduz a qualidade da performance.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...