×
Loading ...

Vantagens e desvantagens das sondas espaciais

O espaço tem fascinado os seres humanos e estimulado nossa imaginação coletiva desde o início dos tempos. Embora os astrônomos do Renascimento começassem a revelar os segredos dos corpos celestes, até o século XX os humanos só podiam olhar para o espaço. Embora tenham obtido êxito em colocar pessoas no espaço sideral, a maior parte da exploração espacial é feita por sondas não tripuladas. Essas sondas apresentam muitos problemas para as agências espaciais governamentais.

As sondas espaciais têm várias vantagens científicas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Custo

O envio de objetos fabricados pelo homem ao espaço é sempre um empreendimento caro. Mas, em termos comparativos, as sondas espaciais não tripuladas custarão menos que as missões tripuladas, porque o projeto dos veículos não terá de acomodar e sustentar a vida humana, o que inclui provisões de ar respirável, uma temperatura interior habitável e a capacidade de reentrar com segurança na atmosfera terrestre. O corte desses desafios adicionais da engenharia torna as missões espaciais mais baratas, o que dá oportunidades à agência espacial para mais missões com um orçamento limitado.

Loading...

Condições

As sondas espaciais não tripuladas podem ir onde os astronautas não podem. Isto inclui missões que se aproximam o suficiente do sol onde os níveis de calor e radiação matariam um ser humano, assim como fariam viagens prolongadas que vão além do tempo que uma aeronave poderia armazenar alimentos para sustentar a vida. Além disto, permitiram que missões como a Voyager I e II, que não apenas visitaram corpos celestes do espaço exterior no sistema solar, mas continuam sua jornada para as profundezas do espaço e enviam dados para a Terra, até que a potência ou força do sinal falhe.

Avarias

Embora as sondas espaciais possam realizar missões que impedem a participação, elas não são perfeitas. Enquanto os humanos podem se adaptar a mudanças de situações e reparar avarias, as sondas só podem executar sua programação. Se essa programação falhar, como a malfadada Mars Climate Orbiter, que colidiu com a superfície marciana porque duas equipes diferentes usaram diferentes sistemas de medida, então, a missão está condenada no momento em que a sonda sai do chão. Isto pode levar a fracassos públicos embaraçosos e caros.

Entusiasmo

Embora as sondas espaciais conduzam boa ciência e realizem missões úteis, elas não capturam a imaginação humana ou acendem o mesmo tipo de excitação causada pela exploração espacial física humana. As agências espaciais governamentais são dependentes da política orçamentária do momento para receber fundos, e a falta de interesse do público na exploração espacial as torna um alvo fácil de cortes. Embora as missões tripuladas sejam mais limitadas do ponto de vista científico, são mais eficazes no sentido de capturar a opinião pública necessária para o financiamento da exploração espacial.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...