×
Loading ...

Vedante caseiro para rejunte

O rejunte é a mistura com aspecto de cimento utilizada para preencher os espaços entre os revestimentos de cerâmica durante o assentamento. O rejunte ajuda a unir as peças, evitando que saiam do lugar e cobre as fissuras onde a sujeira poderia se acumular. Você pode preparar um rejunte feito em casa usando uma combinação de cimento e areia, mas as misturas disponíveis no mercado funcionam melhor. Se estiver procurando um selante caseiro para proteger o rejunte, existem algumas opções naturais que você pode usar.

Rejunte (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Preparando o rejunte e escolhendo a vedação

Certifique-se de que o rejunte está pronto para se vedado. Se for novo e recém-aplicado entre o revestimento, então, você vai precisar esperar até que o rejunte seque e cure completamente, o que costuma levar pelo menos dois dias. Você também deve estar ciente de que independentemente do tipo de selante que usar, ele provavelmente escurecerá um pouco a cor do rejunte. Se for antigo, limpe-o bem (você pode usar uma solução caseira à base de vinagre, se desejar) e deixe secar antes de aplicar o selante.

Existem várias opções diferentes de selante que você pode escolher. O óleo mineral e a cera de abelha são ambos ingredientes muito populares, mas você vai precisar de uma base para misturá-los. A base mais popular é o óleo de linhaça fervido e a aguarrás é frequentemente utilizada para dissolvê-lo um pouco. Você não precisa utilizar todos esses ingredientes. A cera de abelhas precisará ser derretida antes de ser adicionada à mistura. Não será preciso utilizar muita cera ou óleo mineral; esses ingredientes costumam constituir de 1/5 a 1/4 da mistura, no máximo.

Loading...

Procedimento de vedação caseira

Depois que o rejunte estiver seco e pronto para a vedação, aplique o selante com uma esponja, de forma generosa, deixando-o ser absorvido completamente, o que geralmente demora por volta de uma hora. Depois disso, limpe a área com pedaços de pano e aguarde o selante secar, o que costuma levar cerca de um dia. Depois de seco, aplique uma segunda camada. Se quiser, aplique uma terceira, mas verifique o rejunte cuidadosamente para ter certeza de que é necessário.

Esses selantes para rejunte funcionam melhor em tampos de balcões. No caso dos pisos, os selantes precisam ser impermeáveis, característica que os produtos comerciais conseguem obter de uma forma muito melhor. Se você usar um selante feito em casa nos pisos, prepare-se para reaplicá-lo de tempos em tempos, a fim de manter uma boa vedação.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...