Como verificar a continuidade de um fusível térmico

••• multimeter image by dinostock from Fotolia.com

Os fusíveis térmicos são componentes de segurança que desligam a eletricidade dos elementos de aquecimento quando um aparelho aquece acima de 80 ºC. Os fusíveis térmicos são comumente usados para evitar incêndios em aparelhos domésticos, como secadoras e máquinas de lavar louça. Como uma falta de calor pode também indicar outros problemas com o aparelho, usar um multímetro digital para realizar um teste de continuidade é uma maneira rápida e simples de resolver o problema.

Passo 1

Desconecte o aparelho da fonte de energia para que você possa acessar seguramente seu fusível térmico. Desconecte a fonte de gás do aparelho, se necessário, antes de avançar para o próximo passo.

Passo 2

Acesse o fusível térmico do aparelho removendo o painel correto. Note que o fusível pode não se encontrar atrás do painel inferior ou traseiro. Remova o painel inferior inserindo uma chave de fenda no espaço logo acima dele. Use a chave de fenda para aplicar pressão nos clipes de metal em cada lado até liberá-os e soltar o painel. Se for o caso, remova o painel traseiro do aparelho retirando os quatro parafusos dos cantos que o prendem no local.

Passo 3

Examine os componentes expostos do aparelho para localizar o fusível térmico. Note que o fusível térmico se parece com uma tira fina de plástico branco com dois fios conectados. Puxe gentilmente sobre os fios para desconectá-los do fusível térmico.

Passo 4

Ligue o multímetro digital e ajuste-o para ler resistência.

Passo 5

Toque as pontas de prova do multímetro em ambos lados do fusível térmico. Monitore a leitura em ohms no dispositivo. Note que uma leitura próxima a 1 indica um fusível bom, enquanto uma igual a 0 ou infinita indica um fusível queimado.

Mais recentes

×