×
Loading ...

Como fazer um vestido de verão com elástico

Um vestido simples é uma adição fácil para um armário com roupas de verão. Costurá-lo requer pouco tempo e, por usar elástico, ele se ajusta facilmente em qualquer tipo de corpo. É apropriado para crianças ou adultos. O comprimento pode variar desde uma mini-saia até uma saia no tornozelo. Adicione uma alça ou uma frente única de amarrar ou deixe sem alça. Uma vez que a estrutura básica do vestido estiver formada, ela pode ser alterada ou enfeitada para combinar com o seu estilo.

Instruções

Um vestido elástico é uma roupa fácil de fazer e de usar (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

    Vestido básico

  1. Meça a cintura, busto e quadris da pessoa que usará o vestido. Pegue a maior medida dentre essas três e divida pela metade para conseguir a largura do vestido. Adicione 10 a 13 cm para dar uma folga nele e deixar espaço para a costura.

    Loading...
  2. Meça a pessoa que usará o vestido, começando pela axila até a parte da frente do corpo, parando no comprimento desejado para o vestido. Adicione 5 cm para a bainha.

  3. Corte dois pedaços de tecido usando as medidas de largura e comprimento dos passos um e dois.

  4. Prepare a máquina de costura com linha comum. Coloque os dois pedaços de tecido com os lados certos juntos e costure ao longo do comprimento, a 2,5 cm das duas beiradas. Costure pelos dois tecidos para criar um tubo.

  5. Dobre a beirada de cima do tubo por 2,5 cm e passe o ferro na dobra para criar uma prega. Costure ao longo da dobra, a 1,2 cm da beirada para prendê-la. Repita esse processo na parte de baixo do tubo.

  6. Peça para a pessoa provar o vestido parcialmente terminado. Certifique-se de que ele não esteja muito pequeno; ele provavelmente estará muito largo na parte de cima. Marque pelo menos 10 cm abaixo do topo da roupa para indicar onde você irá costurar o elástico. Bustos maiores requerem que a seção do elástico seja mais para baixo no vestido. Certifique-se de que você consiga ver a marca na parte de dentro do vestido.

  7. Peça para a pessoa tirar o vestido. Prepare a máquina de costura com o fio de elástico na bobina mais baixa e com a linha comum no topo.

  8. Vire a roupa do avesso e costure por uma camada de tecido, começando a 6 mm do topo. Costure uma linha de elástico ao redor do tubo e pare. Repita esse passo, costurando linhas do fio elástico com 6 mm de distância uma da outra até que você chegue no final da marca.

    Alças e enfeites

  1. Costure dois laços na parte da frente para criar alças (embora o vestido possa ficar sem elas) ou costure o laço somente na frente para criar uma frente única.

  2. Costure o laço na bainha de baixo ou costure os laços em tiras ao longo da parte de baixo.

  3. Adicione botões ou miçangas onde as tiras foram anexadas ou por todo o vestido para um enfeite extra.

Loading...

Dicas

  • Lembre-se que o lado "certo" se refere ao lado do tecido que ficará por fora. O lado "errado" se refere ao lado do tecido que ficará na parte de dentro da roupa.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido leve
  • Fio elástico
  • Linha de costura
  • Máquina de costura
  • Ferro de passar
  • Laços, miçangas ou botões (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...