×
Loading ...

Como saber se o vinho está estragado

O vinho é uma bebida que muitas vezes leva anos para atingir o melhor sabor. Infelizmente, nem todos envelhecem graciosamente e é possível que um vinho estrague. Como essa bebida é feita de muitas maneiras diferentes, dizer se ela está estragada ou se ela apenas não agrada suas preferências pode parecer um desafio, mas não é impossível.

Instruções

O vinho estragado tem cheiros e aparências distintas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Cheire o vinho. Vinho estragado, aberto ou com bactérias que corroeram a rolha e permitiram que o ar entrasse têm um cheiro muito distinto, que pode parecer com meias sujas, mofo, papelão ou vinagre. Se o cheiro estiver normal, ele não está estragado. Perder o aroma frutado é outro sinal de deterioração. Alguns vinhos estragados permanecem com o cheiro quase normal, por isso, ele pode estar estragado e ainda cheirar bem.

    Loading...
  2. Prove o vinho. Qualquer vinho, exceto o vinho do porto, que estiver com o sabor de vinho de sobremesa não deve ser bebido, pois está estragado. Outro sabor que vinhos estragados podem ter é um toque adstringente. Um vinho sem o sabor frutado comum dessa bebida ou até mesmo um gosto semelhante ao de solvente é um claro sinal de deterioração.

  3. Preste atenção na cor. Em um vinho branco, uma cor amarela ou marrom é um sinal de oxidação. A oxidação estraga o vinho e muda sua cor. O vinho tinto fica com uma cor marrom e opaca ao invés da rica aparência de um vinho recém-aberto e intocado.

  4. Olhe para a rolha antes de removê-la. Se ela estiver ligeiramente empurrada para fora, o vinho está superaquecido e, por isso, estragado. Isso só pode ser aplicado em garrafas que ainda não foram abertas. Toda vez que um vinho já estava aberto e a rolha foi removida, isso é um só um sinal de que ele já foi aberto.

  5. Preste atenção ao barulho ao abrir o vinho. Qualquer vinho que não seja um vinho de sobremesa, como o champanhe, não deve fazer um barulho ao ser aberto, pois isso significa que a bebida fermentou. Se o vinho fermentou, a bebida foi exposta ao ar e estragou.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...