×
Loading ...

Como fazer um violão com acabamento acetinado

As fases finais de qualquer fabricação de violões ou projetos de restauração inclui a aplicação de um revestimento adequado protetor e decorativo. Um bom acabamento acetinado destacará a beleza de veios de madeira naturais e oferecerá um tom mais arredondado, principalmente em violões. A preparação polimerizada à base de óleo de linhaça é um dos acabamentos mais fáceis e eficazes acetinados para aplicar. Aplicar o óleo é fácil, mas, para um resultado profissional, deve ser tomado um cuidado especial para preparar o violão corretamente para esse revestimento final.

Instruções

Um bom acabamento acetinado para violões (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Lixe o corpo do violão para prepará-lo para a finalização. Progrida de uma lixa de grão 120 até uma de grão 220 para retirar qualquer finalização existente e eliminar arranhões. Sempre lixe na direção dos veios, e não contra eles. Limpe o violão com um pano úmido com nafta, que ajudará a revelar quaisquer arranhões que podem ser removidos lixando com uma lixa mais fina.

    Loading...
  2. Envernize a superfície da madeira com verniz aplicado com um pano de algodão. Misture a pasta de preenchimento usando quatro partes de preenchimento para uma parte de água. Use esta pasta nos veios da madeira usando uma espátula. Remova imediatamente qualquer excesso, trabalhando em todas as áreas diversas vezes para garantir que os veios estejam profunda e totalmente preenchidos. Deixe o violão de lado por no mínimo uma hora para deixar o preenchimento secar. Lixe o corpo preenchido novamente com uma lixa de grão 220.

  3. Aplique outra camada de verniz e repita o passo 2. Finalize o segundo ciclo de preenchimentos e lixamentos com uma boa camada de envernização para preencher completamente qualquer veio restante ou depressão. Deixe secar por no mínimo um dia antes de lixar levemente mais uma vez com uma lixa de grão 220 na superfície da madeira. Seja cauteloso para não lixar com muita força, pois isso pode arrancar o preenchimento de alguns veios.

  4. Finalize a preparação do corpo lixando com uma lixa cada vez mais fina. Comece com um grão 320 e siga até um grão 400. Aplique apenas uma pressão moderada e sempre lixe na direção dos veios. Finalize usando um lixamento a seco com um papel molhado ou seco de grão 600, fazendo uma base impecável para aplicar a última parte. Limpe a poeira, conforme feito antes.

  5. Aplique uma camada fina de verniz usando um pano de algodão. Segurando o violão com um pano ou com luvas de algodão, trabalhe progressivamente ao longo dele em pequenas regiões por vez. Passe uma pequena quantidade de óleo com um pano em cada área e limpe qualquer excesso imediatamente, para evitar que acumule muito em apenas um ponto. Quando tiver revestido todo o corpo, procure remover qualquer excesso de óleo de cantos estreitos, como ao redor da junta do pescoço, e pendure o violão para secar durante a noite.

  6. Suavize o acabamento de óleo esfregando suavemente com lã de aço de grau 0000. Não aplique pressão demais, pois seu objetivo é apenas remover qualquer rugosidade restante. Se tiver realizado a preparação de forma eficaz, esta etapa deve exigir o mínimo esforço. Aplique mais três ou quatro camadas, fazendo uma fricção suave com a lã de aço após cada uma. Deixe o violão de lado durante ao menos uma semana, antes de polir por uma última vez.

  7. Usando a lã de aço de grau 0000, lustre o violão assim que o acabamento tiver curado. Esfregue-a por toda a superfície tratada para realçar o brilho natural, tendo o cuidado de evitar as bordas, onde é mais fácil de cortar através da madeira nua. O violão estará suave ao toque, mas não brilhante ou altamente reflexivo como com um acabamento de nitrocelulose.

Loading...

Dicas

  • Evite tocar o corpo com as mãos antes de aplicar o acabamento final.

O que você precisa

  • Lixas de 120, 220, 320, 400 grãos
  • Lixa molhada ou seca de 600 grãos
  • Lã de aço de nível
  • Bloco de lixamento
  • Óleo de linhaça polimerizado
  • Revestimento de verniz
  • Pasta de preenchimento de madeira
  • Espátula flexível
  • Panos de algodão
  • Luvas de algodão branco (opcional)
  • Nafta

Referências

Loading ...
Loading ...