×
Loading ...

Como usar um voltímetro digital para checar se um captador está com defeito

Captadores de guitarra são feitos de um enrolamento de fio que envolvem seis ou mais pólos magnéticos. Seus estilos variam de acordo com o fabricante, mas os dois tipos básicos são simples e duplo. Você pode usar um voltímetro digital, ou multímetro, para testar se captadores apresentam dois defeitos elétricos comuns: um curto-circuito ou uma interrupção no circuito. Um curto ocorre quando o enrolamento toca um dos pólos ou o terra. Uma interrupção ocorre quando o fio está rompido em algum ponto do enrolamento. Ambas as falhas afetarão o som da guitarra.

Instruções

Essa guitarra contém um captador simples e um duplo tipo "humbucker" (electric guitar body image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)
  1. Use a chave de fenda (ou Philips, dependendo do tipo de parafuso da sua guitarra) para remover o painel que cobre os eletrônicos da guitarra.

    Loading...
  2. Desconecte os fios do captador do potenciômetro de volume. Normalmente, terá que remover a solda dos fios com um ferro de solda e fluxo. Use um alicate de ponta para segurar os fios. Se as conexões são antigas, ou não soltam com facilidade quando aquecidas levemente com o ferro de solda, você pode ter que cortar os fios com o alicate de corte. Quando desconectar o captador, deixe-o instalado na guitarra com os fios soltos livremente.

  3. Prepare os fios do captador para o teste, limpando qualquer fluxo restante com o lenço de papel. Se o fio é longo o suficiente, você também pode usar o alicate desencapador para expor cerca de 0,5 cm do interior de cada fio.

  4. Coloque o multímetro digital em "Ohms" ou resistência. Ponha-o na opção "20K" ou equivalente. Conecte um terminal na entrada "Ohms" e o outro na "COM" ou "Ground" (consulte o manual do multímetro, se necessário).

  5. Ligue o multímetro. Toque um terminal ao fio positivo do captador e o outro ao fio terra. Observe a leitura. Para a maioria dos captadores, uma leitura normal de resistência irá da faixa de 4.000 a 7.000 ohms. Consulte a folha de especificações do captador para o número listado como "DC resistance" (Resistência DC). Se sua leitura está fora da faixa especificada, há um problema com o enrolamento.

  6. Cheque a tela do multímetro por indícios de um circuito interrompido. Se a leitura está muito acima da resistência indicada para o capacitor, ou infinita (mostrada como um "1" no canto direito do mostrador), o enrolamento está partido em algum trecho do captador.

  7. Cheque o mostrador do multímetro por indícios de um curto. Se a resistência for muito baixa ou perto de zero, isso indica um curto no enrolamento. Tipicamente, um captador com um enrolamento com curto, interrompido ou uma resistência diferente da especificada terá que ser substituído.

Loading...

Dicas

  • Antes de desconectar o captador, observe os fios e o ponto onde eles se juntam ao corpo do captador. Às vezes, os fios ou sua junção com o captador podem estar rompidos ou soltos. Também, cheque o potenciômetro de volume e o seletor de captadores para verificar se há conexões soltas. Qualquer um desses problemas pode causar mudanças no som da guitarra.

Aviso

  • Desconecte a guitarra do amplificador antes de testar os captadores.
  • Quando trocar ou reinstalar um captador, siga o diagrama elétrico do fabricante.
  • Tome precauções de segurança ao usar um ferro de solda. Use óculos protetores aprovados pelo INMETRO e vestimenta apropriada. Certifique-se de haver ventilação apropriada, e nunca deixe um ferro de solda sem supervisão.

O que você precisa

  • Manual de especificações do fabricante do captador (opcional)
  • Chave de fenda ou Philips
  • Papel
  • Lápis
  • Ferro de solda
  • Fluxo de solda
  • Lenço de papel
  • Alicate de corte
  • Alicate de ponta
  • Alicate desencapador
  • Multímetro digital

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...