Mais
×

Os 10 melhores games para jogar no Facebook

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Introdução

O Facebook, a maior rede social da atualidade, é uma ferramenta ótima para entrar em contato com velhos amigos, ficar antenado com as notícias do planeta e se divertir muito. Todo dia milhões de pessoas em vários países usam essa plataforma para passar tempo com jogos sociais. São games dos mais diferentes tipos, desde raciocínio lógico, construção de cidades, adivinhação de palavras ou músicas e até mesmo ser chefe de um bando de monstros. É diversão para todos os gostos e idades. Conheça aqui os 10 melhores games para você jogar no Facebook!

Reprodução

Candy Crush

Um dos jogos mais famosos e viciantes do momento do Facebook, o Candy Crush conquistou milhões de usuários em vários países. Todos os dias mais de 15 milhões de jogadores se divertem nesse universo onde o usuário precisa encontrar doces de formatos e cores semelhantes, fazendo com que eles combinem entre si. A cada fase o jogador tem que usar seu raciocínio lógico e agilidade para eliminar todos os docinhos da tela. Eles desaparecem quando são combinados com outros que possuem a mesma forma ou coloração. À medida que as fases avançam a dificuldade vai aumentando, assim como o vício dos usuários!

Rayes/Photodisc/Getty Images

Song Pop

Ao contrário de muitos outros jogos sociais, onde o usuário precisa da ajuda de outros jogadores para avançar no jogo, no Song Pop todos seus amigos são adversários, que precisam ser desafiados. O usuário escolhe o gênero de música como sertanejo, rock, anos 80 ou clássico e rapidamente 5 músicas desse estilo aparecem para ele adivinhar qual é o título da canção. Depois você envia esse desafio para algum dos seus contatos da rede social. Ganha quem errar menos e adivinhar os nomes das canções mais rapidamente. Quanto mais você ganhar, mais moedas recebe, podendo escolher mais ritmos brasileiros.

Reprodução

Monster World

Os jogos de fazenda ou cidade, onde você precisa cuidar da administração de todos os recursos e dos habitantes são bastante populares no Facebook, porém o Monster World consegue chamar a atenção por ter uma diferença importante: os personagens são todos monstros. Com um universo bastante bizarro e engraçado, o que vale nessa fazenda monstruosa é fazer tudo para agradar às criaturas monstrusas. Todas as plantações e itens do jogo são bastante estranhas, como refrigerantes, lixo e tudo que um monstrinho adoraria comer. Renda-se a esses seres de dar medo e construa a sua plantação de monstros!

Reprodução

Gardens of Time

Um dos primeiros jogos do seu gênero, Gardens of Time é outro sucesso do Facebook. Ambientado em diferentes tipos de jardins, o objetivo do jogador é encontrar objetos em todas as cenários que aparecem. Como encontrar um pequeno relógio numa foto de um jardim de um castelo de Paris? O desafio é grande! Cada uma das cenas está cheia de coisas que acabam dificultando a sua visão, reduzindo a velocidade com que você encontra tudo que é pedido. Para avançar de fase e ganhar pontos, você precisa indicar onde estão os objetos perdidos no menor tempo possível. Caso seja difícil perceber onde eles estão, é possível pedir ajuda: o jogo então indica sua localização, porém se você aceitar pagar pela dica.

Reprodução

Bubble Island

Baseado no conceito dos jogos arcade, Bubble Island é uma dinâmica e divertida opção de game no Facebook. Nele, os jogadores possuem um canhão de bolhas e devem dispará-las para que caiam de acordo com suas cores. Por exemplo, apareceu uma bolha vermelha no canhão, então o jogador deve direcioná-la para outras bolhas da mesma cor, assim todas caem. À medida que as fases vão avançando, a dificuldade fica muito maior. A combinação das cores ganha muito mais complexidade e é preciso ter uma boa estratégia para conseguir destruir todas elas. Os gráficos divertidos de uma ilha e a cooperação entre usuários da mesma rede social ajudam a tornar o jogo um verdadeiro sucesso.

Reprodução

MiniFazenda

Uma grande febre do Orkut também está no Facebook. A MiniFazenda é um jogo onde o usuário precisa administrar uma pequena granja com os mais diferentes tipos de plantas e animais. Para poder avançar mais rápido no jogo é essencial ter muitos vizinhos, que podem colaborar com o crescimento da sua roça enviando presentes e itens para seu desenvolvimento. Tome cuidado com suas plantações e com os animaizinhos, pois se você ficar muito tempo sem acessar o jogo, eles podem passar fome ou até mesmo morrer.

Reprodução

Angry Birds

Um dos maiores sucessos do Iphone, o jogo Angry Birds também está disponível no Facebook, podendo inclusive ser jogado em computadores. A jogabilidade é a mesma dos smartphones, onde o usuário precisa usar os pássaros como armas para destruir as construções que aparecem. É uma verdadeira prova matemática e física, pois é preciso medir o ângulo de ataque e também a força em que o pássaro será jogado. Como todo jogo social, quanto mais amigos o usuário tiver mais fácil é avançar nas fases, pois seus contatos podem enviar vidas e objetos úteis para o universo do game.

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Words with Friends

Esse jogo de palavras começou como um aplicativo para smartphone, mas seu sucesso logo o transformou em jogo para Facebook. O game funciona de maneira bastante simples, através de desafios aos outros jogadores. O usuário precisa criar uma charada com letras e palavras, algo parecido com o popular jogo "forca". Ganha o desafio quem adivinhar a resposta mais rápido, sem pedir ajuda para descobrir as letras. Existe a opção de convidar seus amigos que não estão no jogo para participar do game e também de que o jogo encontre um oponente desconhecido para você.

Reprodução

Chefville

Quem sempre sonhou em ser dono de um restaurante e cuidar de todos os detalhes da sua administração certamente vai adorar o ChefVille. Para avançar no game é preciso cumprir missões, juntar ingredientes e fazer pratos. Contar com a ajuda dos amigos também é essencial. Visite os restaurantes dos seus contatos na rede social e ajude-os a recolher pratos e depois cobre a retribuição do favor. Quanto mais o usuário avança no jogo, maior fica seu restaurante e a quantidade de pratos disponíveis. ChefVille também conta com três personagens que ajudam a explicar as regras do jogo e a guiar o jogador pelas metas.

Reprodução

Draw Something

Outro grande sucesso, o Draw Something veio dos smartphones para o Facebook. O jogo tem uma mecânica bem similar à do "Song Pop" e do "Words With Friends", onde o usuário precisa enviar desafios para seus contatos na rede social. O jogador desenha alguma coisa e manda para seu amigo. Se o receptor adivinhar o que é com agilidade e sem pedir ajuda sai como o vencedor da partida. Os pontos são ganhos segundo o número de desafios vencidos e o tempo em que eles foram terminados. São vantagens saber desenhar bem e ter um raciocínio rápido para se destacar no Draw Something.