Mais
×

15 peças básicas que toda mulher precisa ter no guarda-roupa

Roupitchas básicas podem ser a estrela principal do seu acervo!
BONNINSTUDIO/iStock/Getty Images

Introdução

A expressão "peças básicas" pode ter uma conotação um pouco equivocada se você pensa que são apenas roupas sem estampas, cortes sem forma ou sem estilo. As básicas são aquelas que devem estar no guarda-roupa de toda mulher, independendo do seu estilo. Não caia na noção do "básico" ser simples. Mude de ideia e renove o armário com aquelas peças que nunca vão deixar você na mão.

Vestido longo e soltinho: um clássico para os dias de sol
Lisa Maree Williams/Getty Images Entertainment/Getty Images

Vestido de jersey longo

Esta peça é um típico sucesso dos anos 1990 que se mantém vigente em qualquer verão. E o melhor é que você pode encontrar várias opções de cores e estampas, além de escolher as que mais se adaptam ao seu estilo: rústico, hippie chic, clássico, romântico ou ousado. Prefira usar o vestido com sapatos baixos, como sandálias durante o dia. Para tardes mais formais, fique entre uma plataforma ou anabela.

Brad Barket/Getty Images Entertainment/Getty Images

Camisa branca

É uma peça que sempre se renova a cada temporada de verão e inverno, por isso ela deve ser considerada como coringa em todas as ocasiões. A camisa pode ser encontrada em versões com mangas compridas, curtas, sem mangas e até regatas com botões na frente. Todas essas opções combinam perfeitamente em ocasiões diurnas ou noturnas. Você precisa fazer apenas a combinação perfeita com outras peças. Por exemplo, uma camisa off-white com um caimento simples e um pouco transparente fica perfeita com calças da mesma tonalidade.

A camisa jeans ajuda a compor looks modernos e estilosos
Caroline McCredie/Getty Images Entertainment/Getty Images

Camisa jeans

É um clássico do guarda-roupa feminino porque nunca sai de moda. Na verdade, apenas o padrão se renova a cada temporada: a última tendência pode ser tipo lavado, desgastado, pintado ou rasgado, por exemplo. Uma camisa jeans clara com uma lavagem suave é um clássico básico para você estar sempre em sintonia com a última moda.

Um vestido liso em tons vibrantes pode ser o básico para substituir o preto
Nick Harvey/Getty Images Entertainment/Getty Images

Vestido liso e vibrante

Você não vive sem o "pretinho básico"? Então, modernize o ícone de Chanel dos anos 1920 com um vestido colorido. Uma cor só sempre vai combinar com o preto, mas não precisa usar sapatos e acessórios da mesma cor. Lembre-se: procure usar cores que você goste, possibilitando variar do básico sem graça para um básico com estilo.

Arrisque-se a experimentar um jeans modelo boca de sino
Dimitrios Kambouris/Getty Images Entertainment/Getty Images

Jeans boca de sino

Esta calça tem muito a seu favor: sempre destaca suas curvas, emagrece, afina suas pernas e, além disso, faz você parecer mais alta. Mude o corte do seu jeans básico! Dê adeus aos modelos retos sem forma, de cintura alta ou baixa. Isso não quer dizer que você precisa mudar seu estilo por completo, mas pode dar um up no seu look. Use a boca de sino com sapatos altos e uma blusa lisa soltinha por dentro. Lembre-se de que a tonalidade azul do jeans é uma forte aliada das cores terrosas.

Qual a mensagem que resume o seu estilo?
Andreas Rentz/Getty Images Entertainment/Getty Images

Camiseta criativa

As mensagens criativas das t-shirts falam por si mesmas. As frases de marcas conhecidas, ditados populares do nosso cotidiano ou até de humor substituíram as estampas grandes ou desenhos coloridos. Tenha uma camiseta branca com mensagens em letras pretas para usar com um jeans gastado se você quiser compor um look casual. Outra forma de usar uma camiseta desse estilo é apostar nas saias curtas boca de sino.

A moda das estampas camufladas
Jason Kempin/Getty Images Entertainment/Getty Images

Jaqueta camuflada

Ter alguma peça com esta estampa não é mais exclusividade dos guarda-roupas de mulheres extravagantes. Ela se tornou um "must have" (você tem que ter) para qualquer mulher, além de se adaptar a qualquer estilo. Troque a jaqueta preta por uma camuflada e verá que apenas essa peça dará um toque mais moderno ao seu look.

Barriguinha de fora: só para quem pode
Cameron Spencer/Getty Images News/Getty Images

Top esportivo

Trabalhando duro para ter uma barriguinha sarada? Então, esta peça é perfeita para você. Tenha no guarda-roupas algumas blusas mais curtinhas ou um top como aqueles que você ou sua irmã mais velha usou nas aulas de jazz nos anos 1980. Use-as para compor um estilo rocker com uma calça skinny e coturnos femininos para curtir uma balada mais despojada. Mas lembre-se: esta peça só deve ser escolhida se, de fato, você estiver com tudo em cima.

Shortinhos para todas as ocasiões
Arun Nevader/Getty Images Entertainment/Getty Images

Shorts para qualquer ocasião

Não use esta peça apenas para ir à praia ou passar uma tarde de domingo na piscina. Os vários modelos e cores dão a possibilidade de você aproveitar o shortinho de dia ou de noite. Além disso, são perfeitos para qualquer tipo de corpo. Use com um moletom, uma blusa curta ou uma t-shirt.

Blusas finas com botões ganham decotes e transparências
Arun Nevader/Getty Images Entertainment/Getty Images

Blusa sem mangas

Para você, parece estranho sair por aí com algumas peças que apenas as mulheres mais "adultas" usam? Esqueça essa tendência de parecer mais velha com aquela blusa com estilo da vovó. A moda atual permite renovar roupas que você achava não ser para sua idade, possibilitando criar novos looks. As blusas com botões e mangas são substituídas pelas de colarinho sem manga e decotadas. Use com shorts de seda ou calças. Complete o visual com sandálias altas.

Vestidos ao estilo camisa estão com tudo
Thomas Lohnes/Getty Images Entertainment/Getty Images

Vestido degradé

Você encontrará com facilidade muitos vestidos ao estilo camisa, pois é a última tendência. Eles terão colarinhos, botões na frente e, em alguns casos, bolsos na altura do busto. Brinque com esta peça e encontre várias opções para vesti-la. Feche todos os botões ou deixe alguns abertos para criar um decote. Use cintos para marcar a cintura. Lembre-se de que as cores são chave para um visual mais moderno. Por isso, aposte em um degradé para substituir o estilo "batik", que nem sempre combina com as peças do seu guarda-roupa.

O velho e bom vestido florido não pode faltar no seu acervo de moda
Andreas Rentz/Getty Images Entertainment/Getty Images

Vestido florido

Outra opção de vestido básico para ter no seu guarda-roupa é o estilo florido, que ressaltará sua feminilidade. Esta peça única é um coringa para qualquer ocasião, mas é sempre bom ter mais de uma opção de estampa e que esteja de acordo com a sua personalidade.

Calça quadriculada não é extravagante. É básica!
Jeff Schear/Getty Images Entertainment/Getty Images

Calça estampada

Se você quiser dar um tempo nas estampas animal print e tropicais, pode optar pelo estilo tartã, que é um padrão quadriculado de estampas composto por linhas e cores variadas. Esta peça remete um pouco ao estilo punk dos anos 1970 e a estilista inglesa Vivienne Westwood a usa como ícone dos seus desenhos. Use esta calça como qualquer outra estampada ou acrescente peças negras e com tachas para compor um estilo mais setentão.

A saia preta de couro pode dar um up no look tedioso de trabalho
Andreas Rentz/Getty Images Entertainment/Getty Images

Saia preta

Já parou para pensar como esta peça pode fazer tanto com tão pouco? Troque a saia preta de alfaiataria por uma de couro sintético. Além de proporcionar uma certa elasticidade, ela faz a diferença na hora de compor o look. Use uma saia preta na altura dos joelhos com um cinto largo para renovar seu visual de escritório.

Uma combinação básica e muito chique
Todd Oren/Getty Images Entertainment/Getty Images

Tailleur feminino e blusa listrada

Renovar o guarda-roupa não significa apenas fazer novas compras. É também criar novas combinações de looks com peças que você já tem. Uma blusa listrada pode dar um toque especial ao seu tailleur preto básico. Para não cair na simplicidade, prefira blusas com tecidos de algodão com lycra, por exemplo. Eles dão um ar mais formal ao conjunto.

Wanda Wajszczuk
WW Fashion ART Styling

Wanda Wajszczuk

Influenciada por sua avó materna, que foi costureira por décadas, esta argentina designer de moda trabalhou com diversas marcas reconhecidas em Buenos Aires. Ela é expert em moda feminina e, nas horas vagas, trabalha como cool-hunting — caçadora de tendências. Desde 2012 desenvolve a marca "Waht To Wear", inspirada no yoga lifestyle.