Mais
×

22 benefícios do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma das substâncias mais seguras, baratas e úteis que temos em nosso lar
jordachelr/iStock/Getty Images

Introdução

O bicarbonato de sódio, ou carbonato, é uma das substâncias mais seguras, baratas e úteis que podemos encontrar em nossos lares. Você sabia que ele possui diversos usos que vão desde o cosmético ao medicinal, do mero branqueamento dos dentes à lavagem de frutas e verduras? Descubra aqui muitos usos que certamente surpreenderão você.

Sua boca ficará livre de bactérias nocivas e seus dentes, brancos e brilhantes
Getty Images

Faça sua própria pasta dental

Para fazer uma pasta dental incrivelmente eficaz, misture seis partes de bicarbonato de sódio com uma parte de sal marinho. Leve a mistura ao liquidificador por 30 segundos, depois coloque-a num recipiente para armazená-la e pronto! Umedeça a escova de dentes, aplique uma pequena quantidade da mistura, escove os dentes durante alguns minutos e, a seguir, enxágue-os bem. Sua boca estará livre de bactérias nocivas, os dentes ficarão brancos e brilhantes, e você ainda terá uma pasta dental sem nenhum traço de flúor.

Misture três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água para fazer um esfoliante caseiro
Getty Images

Esfoliante para rosto e corpo

É muito simples fazê-lo, você só tem que misturar três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água. Esfregue a mistura sobre o rosto ou corpo, com movimentos circulares, para esfoliar a pele, e enxágue. É tão suave que pode ser feito diariamente!

Experimente bicarbonato de sódio no lugar do desodorante
Getty Images

Desodorante natural

Se você deseja evitar os parabenos e o alumínio presentes em diversos antitranspirantes, faça o teste com um punhado de bicarbonato de sódio e algumas gotas de água. Aplique a mistura diretamente nas axilas e você verá quão eficaz e simples é esta solução!

Relaxe os pés num recipiente com água morna e três colheres de bicarbonato de sódio
Getty Images

Alivie o cansaço dos pés

Mergulhe os pés num recipiente com água morna e três colheres de bicarbonato de sódio. Esfregue-os suavemente e relaxe durante alguns minutos. Você perceberá um alívio logo a seguir! Podem-se agregar algumas gotas de óleo essencial de lavanda para um relaxamento completo.

Neutralize odores nas mãos misturando três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água
Getty Images

Limpe e suavize as mãos

Você precisa neutralizar os odores de suas mãos? É muito simples: misture três partes de bicarbonato de sódio com uma parte de água, aplique essa pasta diretamente sobre as mãos e enxágue em seguida. Elas ficarão limpas e suaves.

Misture bicarbonato de sódio com seu xampu para eliminar os resíduos de produtos capilares
Getty Images

Dê brilho ao cabelo

No chuveiro, jogue uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na palma da mão, junto com o xampu de sua preferência. Aplique-o e enxágue-o como de costume. Você verá que essa mistura ajudará a eliminar os resíduos de produtos capilares e deixará seus fios muito mais limpos e brilhantes. Alegre-se!

Neutralize os ácidos da pele, alivie dores, coceiras e desintoxique o corpo adicionando meio copo de bicarbonato na banheira
Getty Images

Tome um banho desintoxicante

Acrescente meio copo de bicarbonato de sódio à banheira: você neutralizará os ácidos da pele, aliviará dores, coceiras e, ao mesmo tempo, desintoxicará o corpo. Pode-se também agregar à água meio copo de vinagre de maçã, para um banho de spa. Sua pele ficará incrivelmente suave. Vantagem adicional: a banheira e o ralo também serão limpos.

Elimine o óleo natural e os resíduos de produtos capilares de escovas e pentes mergulhando-os numa solução de água morna e bicarbonato de sódio
Getty Images

Mantenha limpos escovas e pentes

Se você mergulhar os pentes e as escovas numa solução com água morna e uma pequena colher de bicarbonato de sódio, será possível eliminar o óleo natural e o acúmulo de resíduos de produtos capilares. Enxágue-os e deixe-os secar — isso ajudará a manter os cabelos sempre brilhantes.

Limpe produtos de higiene bucal mergulhando-os numa mistura de água morna e bicarbonato de sódio
Getty Images

Limpe produtos de higiene bucal

Dentaduras, aparelhos, próteses dentais: coloque-os num copo com água morna e acrescente duas pequenas colheres de bicarbonato de sódio. Você amolecerá as partículas de alimentos e neutralizará os odores. Lembre-se de deixá-los de molho durante algumas horas. Você também pode limpá-los com uma escova para a limpeza de produtos de higiene bucal e bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio é um antiácido seguro e eficaz para aliviar ardência estomacal
Getty Images

Acidez estomacal

O bicarbonato de sódio é um antiácido seguro e eficaz para aliviar ardência estomacal, acidez e indigestão. Acrescente metade de uma colher pequena a um copo de água — você pode também agregar o sumo de um limão.

É possível remover farpas colocando a região afetada num copo de água com uma colher de bicarbonato de sódio
Getty Images

Remova farpas

Para remover farpas, coloque uma colher de bicarbonato de sódio num pequeno copo de água. Mergulhe a área afetada durante vários minutos, duas vezes ao dia. Muitas delas sairão depois de alguns dias com esse tratamento.

Uma pasta à base de água e bicarbonato de sódio pode ser usada para aliviar picadas de insetos
Getty Images

Trate picadas de insetos

Para tratar picadas de insetos, prepare um bálsamo contendo um pouco de bicarbonato de sódio e água. A seguir, aplique-o sobre o local da picada, e ele ajudará a aliviar a coceira. Você também pode esfregar o pó seco sobre a pele. Essa medida serve para erupções com prurido e para o contato com a hera venenosa.

Esfregue frutas e verduras com uma esponja úmida com bicarbonato de sódio para limpá-los
Getty Images

Limpe frutas e verduras

Você pode limpar frutas e verduras de um modo seguro. Jogue um pouco de bicarbonato de sódio numa esponja úmida e limpa, a seguir esfregue-a nos alimentos e enxágue.

O bicarbonato de sódio é um desodorante natural que ajudará você a manter os calçados livres do mau cheiro
Getty Images

Desodorizar os calçados

O bicarbonato de sódio é um desodorante natural que ajudará você a manter os calçados livres do mau cheiro. Jogue sobre eles uma ou duas colheres quando não estiverem sendo usados e retire o pó, antes de calçá-los.

O bicarbonato de sódio também pode ser usado para eliminar o mau cheiro das roupas desportivas
Getty Images

Elimine o mau cheiro da roupa esportiva

O cheiro de suor das roupas da academia pode ser neutralizado adicionando meio copo de bicarbonato de sódio no ciclo de enxágue da máquina de lavar roupas.

Para remover manchas difíceis de roupas de bebê, misture meio copo de bicarbonato no sabão líquido
Getty Images

Cuidados com as roupas de bebê

A pele dos bebês precisa de roupas com a lavagem mais delicada possível. Para manchas difíceis, acrescente meio copo de bicarbonato de sódio ao sabão líquido, ou meio copo no ciclo de enxágue, para desodorizar as peças.

Salpique sobre os bichos de pelúcia bicarbonato de sódio e deixe descansar por 15 minutos
Getty Images

Bichos de pelúcia novos em folha

Os bichinhos de pelúcia ficarão com um delicioso aroma se você der a eles um banho a seco: salpique sobre eles bicarbonato de sódio, deixando repousar durante 15 minutos. A seguir, retire-o com uma escova e diga adeus ao mau cheiro!

Sobre os pisos não encerados, use uma mistura de meio copo de bicarbonato de sódio com uma xícara de água morna
Getty Images

Limpar pisos

Elimine a sujeira sem deixar riscos. Sobre os pisos não encerados, use uma mistura de meio copo de bicarbonato de sódio com uma xícara de água morna e enxágue-os. Se eles apresentarem marcas de desgaste, é possível usar o bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e limpa, enxaguando-os a seguir.

O bicarbonato de sódio elimina o mau cheiro das almofadas
Getty Images

Almofadas como novas

O bicarbonato de sódio elimina o mau cheiro das almofadas: salpique-o sobre toda a superfície e deixe repousar durante a noite ou pelo maior tempo possível. A seguir, bata o excesso de pó e aspire o restante. Como benefício adicional, você também estará limpando o aspirador de pó.

Você pode usar o bicarbonato de sódio para fazer uma limpeza segura e eficaz de banheiras, azulejos, telhas e também na cozinha
Getty Images

Limpeza segura de superfícies

Você pode usar o bicarbonato de sódio para uma limpeza segura e eficaz de banheiras, azulejos, telhas e também na cozinha. Salpique o produto sobre uma esponja úmida e esfregue normalmente. A seguir, enxágue o local e seque-o bem. Para fazer uma limpeza mais profunda, prepare uma pasta de bicarbonato de sódio, sal e sabonete líquido, aplique-a e deixe-a agir durante cinco minutos, esfregando e enxaguando a seguir. Você também pode usá-la para limpar panelas e vasilhas.

Use bicarbonato de sódio para remover o óleo e a gordura derramada sobre o piso
Getty Images

Retire manchas de óleos e gordura

Não se desespere com manchas de gordura e óleo! Use bicarbonato de sódio para remover o óleo e a gordura derramada sobre o piso da garagem ou outro cômodo. Aplique bicarbonato de sódio no local e esfregue-o com uma escova molhada.

O bicarbonato de sódio funciona como lava-louças, limpador de mãos, desodorante, pasta dental e mais
Getty Images

Leve-o para acampar!

Multiuso dos acampamentos: o bicarbonato de sódio funciona como lava-louças, limpador de mãos, desodorante, pasta dental e mais. Não hesite em levá-lo com você quando sair para acampar!