Mais
×

Como abrir fechaduras com ferramentas improvisadas

Atualizado em 21 julho, 2017

Você pode enfrentar o desafio de abrir um cadeado mesmo sem ter as ferramentas de um chaveiro profissional em mãos. Itens simples como canetas de plástico, alfinetes, grampos de cabelo, grampos normais e clipes de papel podem ser sua salvação. Use-os para simular chaves de tensão simples ou como pinças para abrir fechaduras comuns. Prendedores pequenos e fechaduras encontradas em armários e cadeados são particularmente fáceis de abrir dessa forma.

Instruções

Improvise caso você fique trancado do lado de fora (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. A chave de tensão pode ser formada a partir da haste de um clip de bolso. O primeiro passo é remover a o clip da caneta. Pegue-o o mais próximo da base que puder e force para cima e para baixo, balançando-o de lado a lado. Com um pouco de trabalho, ele deve se soltar.

  2. A parte da haste que encaixa na caneta é dobrada em 180º a partir de sua base. Segure essa parte perto da ponta com o alicate de ponta fina e dobre-a para que fique a um ângulo de 90º.

  3. Use uma lima conforme necessário para baixar a extremidade saliente que você curvou para fora do eixo principal. A parte saliente não deve ser tão grande que ocupe muito do buraco da fechadura nem tão estreita que gire livremente dentro dele. Agora, você tem uma chave de tensão.

  4. Você pode escolher um objeto tão simples quanto um clipe de papel. Comece com um clipe não revestido e duro. Dobre uma ponta da curva interna em 180º, fazendo o clipe de papel formar um "S".

  5. Arrume a curva menor utilizando os alicates. Deixe o fio o mais reto possível, pois o buraco da fechadura é estreito e você quer que o clipe se mova livremente dentro dele.

  6. Dobre a ponta do clipe de papel para cima de maneira angulada. Comece a dobrar a uma distância de 0,5 cm a 1 cm maior do que o comprimento da haste da chave. Você precisa ser capaz de atingir o pino mais recuado da fechadura.

  7. Insira a ponta da chave de tensão no buraco e aplique um torque (força de rotação). Use pouca força. Torque demais poderá entortar a peça.

  8. Insira o clipe na fechadura com a extremidade dobrada apontando para cima (em direção aos pinos chave na fechadura). Aplique uma força para cima para prender e puxe rapidamente para fora, empurrando para cima os pinos da fechadura no processo. Se você for bem-sucedido, o torque aplicado pela chave de tensão vai virar o bloqueio, como se fosse uma chave. Se o bloqueio não abrir, repita o Passo 7, variando o torque na chave de tensão, puxando o clipe mais ou menos rapidamente do que antes e variando a força aplicada para cima.

Dicas

  • Essa técnica funciona para fechaduras simples. Se a fechadura for velha ou estiver enferrujada, use um lubrificante líquido para afrouxá-la um pouco. Esfregue os pinos da fechadura com o clipe várias vezes para que o lubrificante fique dentro da fechadura.

Aviso

  • Nunca tente arrombar uma fechadura a menos que você tenha o direito de abri-la. A posse de ferramentas como pinças de cadeado para uso ilegal é proibida. Você pode ser acusado de invasão de domicílio ou algo similar.

O que você precisa

  • Caneta com clip de bolso
  • Alicate de ponta fina
  • Lima de metal
  • Clipe de papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article