O que acontece quando uma geladeira é deitada?

Esvazie seu aparelho antes de tentar deitá-lo

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

O senso comum costuma dizer que deitar uma geladeira ou um congelador pode resultar em sérias consequências para o aparelho. Apesar de não ser recomendável deixá-los deitados por muito tempo, eles podem ser colocados nessa posição temporariamente para serem colocados em uma pequena van ou para passá-los por portas muito baixas.

Recomendações do fabricante

A maioria dos fabricantes adverte contra deitar os aparelhos devido à possibilidade de danos a componentes importantes. Entretanto, manter uma geladeira sempre na vertical pode não ser sempre possível devido a restrições de altura. Sempre deite seus aparelhos em seus lados, e não em sua parte traseira. A parte de trás deles geralmente contém componentes essenciais, como bobinas de evaporação, que podem ser danificados ou destruídos pelo peso do equipamento.

Riscos potenciais

O maior perigo de deitar um congelador ou uma geladeira é a possibilidade de que danos sejam causados às linhas de sucção. Essas linhas geralmente correm por um dos lados da parte traseira do aparelho e costumam ser feitas de tubos plásticos conectados ao compressor. Elas contêm o óleo refrigerador que mantém suas comidas em baixas temperaturas. Um freezer deve ser deitado no lado que não contém essas linhas, mantendo-as o mais longe o possível do chão para reduzir os riscos de vazamentos das linhas de sucção para as bobinas de evaporação.

Tempo

Quanto menor o tempo em que o aparelho permanecer deitado, menores as chances de vazamentos. Se você estiver de mudança, deixe a geladeira por último ao retirar seus móveis e eletrodomésticos, para reduzir o período no qual ele ficará na horizontal. Colocá-lo na vertical geralmente restaura o fluxo de óleo nas linhas de sucção e no compressor em cerca de uma hora.

Preparação

Remova todas as comidas e prateleiras da geladeira antes de deitá-la. Comidas congeladas podem ser extremamente duras e acabar amassando o interior do compartimento se não forem removidas antes do transporte. Permitir que o aparelho congele completamente evita que pedaços de gelo caiam e diminui o risco de vazamentos de água. Deixe-o descongelar por alguns dias antes de tentar movê-lo. As portas do aparelho devem ser presas com fita isolante para evitar acidentes durante o transporte. Enrolá-lo em plástico bolha ou cobertores velhos pode ajudar a proteger seu exterior de arranhões e amassados.

eHow Brasil
×