Casa

O motor da minha geladeira está fazendo um barulho muito alto

Escrito por lee morgan | Traduzido por marcela machado
O motor da minha geladeira está fazendo um barulho muito alto

Se sua geladeira está fazendo um barulho muito alto, pode ser um problema em um dos motores

réfrigérateur image by dead_account from Fotolia.com

Sua geladeira funciona constantemente para manter os alimentos perecíveis frios ou congelados. Para isso, a unidade deve completar um ciclo de várias tarefas - muitas delas fazem um pouco de ruído. As geladeiras têm várias peças motorizadas que são audíveis - às vezes, até em outro cômodo. Determinar se o ruído é um problema ou não exige algumas técnicas básicas de resolução de problemas. Se você estiver ouvindo um barulho muito alto, pode existir um problema que precisa de conserto.

Outras pessoas estão lendo

Motor da ventoinha do evaporador

Um motor que pode causar ruídos na geladeira é o motor da ventoinha do evaporador. Este dispositivo fica no compartimento do freezer e é responsável por empurrar o ar frio pelas bobinas do evaporador, a fim de fornecer ar frio ao resto do aparelho. Quando a ventoinha se liga, haverá um som audível quando a operação estiver normal, mas um som muito alto pode significar problemas. Você pode saber se o som está vindo do motor da ventoinha se o ruído ficar consideravelmente maior quando abrir a porta do freezer. O motor está localizado próximo às bobinas do evaporador, atrás da parede traseira do compartimento do freezer. Se não houver obstrução de gelo, fazendo com que as lâminas da ventoinha façam barulho, o ruído provavelmente vem do motor. Se o motor estiver ruim, toda a ventoinha deve ser trocada.

Motor da ventoinha do condensador

Se o barulho parecer estar vindo de trás da geladeira, a sua origem possível pode ser a ventoinha do condensador. Essa ventoinha se localiza próxima à parte traseira da geladeira e, muitas vezes, é escondida por um painel removível. O ruído pode ser causado por acúmulo de fiapos e sujeita, o que causa tensão na operação da ventoinha. Se o ruído continuar após a limpeza, provavelmente se trata de um mau funcionamento do motor e ele precisará ser trocado.

Motor do cronômetro do descongelador

Se o ruído estiver vindo da parte de baixo da geladeira, remova a placa de baixo e veja se consegue localizar sua origem. Se o barulho estiver vindo dessa área, provavelmente há um problema no motor do cronômetro do congelador. Este motor controla o cronômetro que diz ao aquecedor do congelador para ligar ou desligar, a fim de impedir o acúmulo de gelo nas bobinas do evaporador e em volta delas. O motor elétrico pode começar a se desgastar após um período de uso considerável e ficar barulhento. A troca é a melhor solução para esse problema.

Motor do compressor

A fonte menos desejável de ruído de sua geladeira é um problema de compressor. Esses componentes caros são necessários para fazer com que a geladeira refrigere devidamente. O conserto ou troca desses componentes deve ser feito periodicamente. Se o ruído que estiver ouvindo for um clique alto ou zumbido vindo de trás da geladeira, essa pode ser a causa. Além disso, as molas da montagem de um compressor geralmente se partem e, quando o motor é desligado, o compressor arranca e faz um barulho alto de algo se batendo. Em todos os casos, a geladeira precisa de consertos significativos para corrigir o problema.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media