Mais
×

Como adicionar cal aos cuidados com o gramado

Atualizada February 21, 2017

Cal no gramado pode ajudar a neutralizar a acidez do mesmo. Se a grama estiver ácida (um pH menor que 7,0), a cal pode fazer com que ela fique saudável e bonita novamente. Se a grama não estiver ácida, a cal não apenas é desnecessária, mas ela também pode machucar e matar o gramado. Você vai querer testar o solo antes de aplicar cal nele. Um serviço profissional de cuidados com o gramado pode ir até o local, testar a grama e lhe dar um resultado imediato. Se a grama estiver ácida e precisar de cal, a melhor época de adicioná-la é no começo da primavera ou no outono.

Instruções

  1. Teste o gramado. Um teste de pH de gramado pode ser comprado em uma loja de jardinagem local ou em um viveiro. Lembre-se de colocar cal apenas se o pH estiver menor do que 7,0. O teste vem com instruções, ou a companhia de cuidados com o gramado vai lhe informar como misturar os compostos químicos do teste.

  2. Compre a quantidade necessária de cal no viveiro ou loja de jardinagem local. Normalmente são usados 68 kg para cada 205 m² de solo.

  3. Coloque luvas para proteger suas mãos. Cal peletizada não é perigosa, mas outros tipos se cal são. Se você comprar outro tipo (cal queimada ou cal hidratada), use óculos de proteção, pois esses produtos são muito perigosos.

  4. Abra os sacos de cal cuidadosamente com uma tesoura. Coloque a cal no propagador de gramado, coloque a quantidade de cal necessária para o gramado.

  5. Abra o propagador uma vez que você esteja no gramado (se ele possuir uma configuração de cal, coloque-o nela). Empurre o propagador pelo gramado, trabalhando em filas. Não exagere na aplicação da cal (muita cal pode queimar a grama). Aplique apenas uma camada no gramado.

  6. Espere uma semana antes de fertilizar ou aplicar herbicidas. Após uma semana, fertilize, irrigue e coloque sementes normalmente. No ano seguinte, teste novamente o pH do solo. Se ele ainda estiver abaixo de 7,0, reaplique a cal no gramado. Esperar um ano é necessário porque a cal tente a adentrar o solo lentamente e, se aplicada com muita frequência, o gramado pode ser arruinado.

Dicas

  • A cal peletizada é uma boa escolha porque o pH muda rapidamente e ela é fácil de aplicar.
  • Cal queimada possui uma rápida mudança de pH, mas é perigosa e de difícil aplicação.
  • Cal hidratada também possui uma rápida mudança de pH, mas também é perigosa e difícil de aplicar.
  • Calcário dolomítico possui uma mudança de pH lenta, mas é uma boa fonte de magnésio.

Avisos

  • Não coloque a cal, o fertilizante e o herbicida ao mesmo tempo, isso pode danificar o gramado. Espere uma semana entre as aplicações.
  • Além disso, esteja ciente de que irrigar o gramado é muito importante quando a cal está sendo aplicada porque ele pode queimar muito facilmente, especialmente em climas quentes.

Coisas Necessárias

  • Luvas de jardinagem
  • Cal peletizada (68 kg por 205 m²)
  • Tesoura
  • Propagador de gramado
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article