×
Loading ...

Como afiar um canivete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um canivete é uma ferramenta útil e conveniente para se ter por perto em qualquer situação. Graças à sua versatilidade, ela pode ser usada em diversas tarefas pela casa, fora dela e em veículos. Manter a lâmina da faca o mais afiada possível ajuda a deixá-la mais eficiente. A lâmina deve ser afiada com regularidade, assim como também após seu uso, em aplicações que manchem, arranhem ou criem dentes nela.

Instruções

Um canivete pode ser mantido afiado com uma pedra de amolar (pocket knife image by Albert Lozano from Fotolia.com)
  1. Determine o ângulo da lâmina segurando-a contra o medidor de afiação. Esses medidores estão disponíveis em lojas de ferramentas e versões impressas podem ser encontradas na internet. O medidor irá ajudá-lo a identificar o ângulo de sua lâmina, já que mantê-lo constante durante o processo de afiação é importante.

    Loading...
  2. Despeje um pouco de água na superfície da pedra de amolar e esfregue-a com um pano. A pedra funciona com mais eficiência quando está molhada.

  3. Coloque a pedra em uma superfície sólida ou em um torno de oficina, se você possuir um.

  4. Afie a lâmina arrastando-a lentamente e de maneira firme, percorrendo a pedra de amolar. Repita esse processo várias vezes, adicionando água à pedra, caso necessário, até que a extremidade da lâmina pareça afiada e brilhante.

  5. Afie o outro lado usando o mesmo método com a pedra de amolar.

  6. Esfregue a lâmina percorrendo o aço de afiação para afiar as extremidades. Esse passo irá remover quaisquer saliências criadas pela pedra.

  7. Seque a lâmina com um pano e teste-a cortando papel ou outro material. Ela deve ficar visivelmente afiada.

Loading...

O que você precisa

  • Medidor de afiação
  • Pedra de amolar
  • Água
  • Pano
  • Aço de afiação

Referências

Loading ...
Loading ...