×
Loading ...

Como agir quando uma criança engole uma moeda

Atualizado em 19 julho, 2017

De algum jeito, seu filho encontrou uma moeda brilhante no chão e, antes que você percebesse, ele a engoliu. As crianças são atraídas por objetos pequenos e não é raro colocá-los na boca ou, até mesmo, engoli-los. Ao invés de entrar em pânico, existem algumas coisas simples que você pode fazer que irão ajudar a contornar a situação.

Mantenha moedas e outros objetos pequenos longe do alcance de crianças (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Ação imediata

Se você puder ver o objeto na parte de trás da garganta de seu filho, remova-o suavemente com os dedos. Se o seu filho está engasgando ou tendo dificuldade para recuperar o fôlego, ligue para a Defesa Civil e enquanto o socorro não chega, inicie os procedimentos de emergência, começando com golpes nas costas. Fique atrás do seu filho e incline-o para a frente com um de seus braços, enquanto usa o outro para golpear suas costas firmemente com a palma da mão. Se o objeto não sair, envolva seus braços ao redor da cintura do seu filho e realize compressões abdominais. Abrace seu filho por trás, fechando punho com uma mão e cobrindo com a outra, posicionando-as um pouco acima do umbigo. Empurre suas mãos para dentro e para cima da criança para ela expelir a moeda.

Loading...

Peça ajuda

Consulte o seu pediatra para discutir a ação apropriada caso seu filho não esteja engasgado. Algumas moedas contêm zinco, que é altamente corrosivo. O esôfago ou aparelho digestivo de uma criança pode ser danificado se a moeda se alojar ou não passar através do sistema. O pediatra possivelmente solicitará um raio-X para determinar se a moeda está em um local potencialmente perigoso, ou se ela sairá por conta própria.

Se o pediatra identificar que é preciso remover a moeda, pode ser necessária uma cirurgia. Muitas vezes, uma moeda pode ser removida com a ajuda de um endoscópio ou broncoscópio, que são ferramentas finas, leves e iluminadas.

O jogo da espera

Na maioria dos casos, as moedas passam pelo estômago da criança com segurança, e os pais devem apenas esperar que ela passe pelo aparelho digestivo. De acordo com o site life.familyeducation.com, a moeda sai nas fezes de uma criança dentro de 24 a 48 horas. Se a moeda não for detectada dentro de quatro semanas, terá que ser removida com a ajuda de um médico.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...