Como ajudar a eliminar consumo fantasma de energia elétrica

Escrito por brendan conuel | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ajudar a eliminar consumo fantasma de energia elétrica
O simples fato de estar ligado na tomada é o suficiente para alguns aparelhos utilizarem energia elétrica (electrical outlet image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Consumo fantasma de energia elétrica é a eletricidade consumida por eletrodomésticos e eletrônicos quando estão ligados na tomada, mas estão desligados. Esse tipo de consumo costuma ocorrer em dispositivos utilizando recursos passivos que permanecem latentes, porém ativos, mesmo quando o aparelho parece estar desligado. O consumo fantasma também pode resultar de adaptadores de tensão sugando energia simplesmente pela natureza de sua construção. Ao tomar algumas medidas preventivas, a maioria das pessoas pode reduzir o consumo de energia elétrica em quantidade substancial, algumas vezes reduzindo sua conta elétrica em cerca de 10%.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Medidor Watt
  • Filtro de linha

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Compre novos — e não usados ou recondicionados — eletrodomésticos quando os seus precisarem ser substituídos. Em 1999, o governo americano começou um programa chamado "Iniciativa One Watt", que estabelece limites na quantidade máxima de consumo fantasma que um eletrodoméstico pode possuir legalmente. Esse programa requereu o cumprimento parcial de todos os eletrodomésticos fabricados até 2005, e o cumprimento total até 2010. Como resultado, o consumo fantasma de modelos mais novos de eletrodomésticos é muito menor do que o de suas contrapartes mais velhas.

  2. 2

    Utilize um wattímetro para medir quais aparelhos da casa são os maiores consumidores de energia quando em modo de espera. Antes de sair para comprar um, ligue para o governo local — muitos distritos possuem programas pouco anunciados que permitem aos cidadãos emprestar wattímetros gratuitamente para encorajar o uso responsável de energia elétrica.

  3. 3

    Evite carregar seus dispositivos alimentados por bateria (celulares e reprodutores de música) mais do que o necessário. Cargas durante a noite são, geralmente, excessivas para a maioria dos dispositivos. Lembre-se de remover o carregador da tomada quando a carga estiver completa.

  4. 4

    Quanto não estiver usando os aparelhos, remova-os da tomada. Esse é o método mais simples e mais eficaz para cortar o consumo fantasma de energia. Dispositivos com luzes que ficam acesas após os desligamento, como luzes de standby ou relógios e dispositivos com funcionalidades por controle remoto, como conjuntos de televisão e sistema de áudio devem ser alvos de alta prioridade. Se retirar muitos aparelhos da tomada mostrar-se um aborrecimento, considere plugar todos os aparelhos que deseja tirar da tomada regularmente em um filtro de linha com um botão físico liga-desliga. Filtros de linha com temporizadores embutidos também pode ser usados para automaticamente "desplugar" dispositivos caso lembrar-se de fazer isso todos os dias seja um problema.

Dicas & Advertências

  • Preste atenção extra no consumo fantasma durante os meses mais quentes do ano. O calor perdido para correntes fantasmas pode aumentar substancialmente a temperatura do cômodo, requerendo mais energia do ar condicionado para resfriá-lo novamente. Consumos fantasma podem acabar sendo duplamente custosos no verão por essa razão. Caso não seja possível obter um vatímetro, julgue vagamente o consumo simplesmente pelo toque — dispositivos que ficam quentes mais tempo após o desligamento geralmente tendem a estar usando mais energia fantasma do que aqueles que resfriam-se rapidamente.
  • Alguns aparelhos, particularmente aqueles com relógios integrados, utilizam energia constantemente para salvar dados e configurações de usuário. Tenha cuidado com o que for tirar da tomada, pois você pode acidentalmente restaurar um de seus aparelhos para suas configurações de fábrica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível