Mais
×

Como ajustar um relógio-despertador de corda

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Relógios-despertadores de corda são muito charmosos e o seu tique-taque pode ser estranhamente reconfortante. É possível usá-los em qualquer lugar e não é necessário recarregá-los. Caso esteja preocupado com a possibilidade da energia acabar durante a madrugada, e tenha um compromisso para o qual não pode se atrasar pela manhã, use um despertador de corda. Ele não falhará e lhe acordará na hora, mesmo com a falta de energia.

Instruções

Os relógios-despertadores de corda não precisam de eletricidade para funcionar (Image Source/Digital Vision/Getty Images)
  1. Examine a parte de trás do relógio. Lá haverá dois botões e duas chaves para dar corda.

  2. Ajuste a hora correta usando o botão "relógio" para mover os ponteiros.

  3. Dê corda no relógio girando a chave "relógio" no sentido anti-horário até parar. Não force-a ou quebrará.

  4. Ajuste o despertador usando o botão "despertador" para mover o terceiro ponteiro, que é menor que os outros, até o horário desejado. Caso queira que o relógio desperte às 7h, mova o ponteiro até o número sete. Caso queira que desperte às 7h30, mova-o entre os números sete e oito.

  5. Dê corda no alarme girando a chave "despertador" no sentido horário até parar. Não force-a ou quebrará.

  6. Ative o alarme. Na maioria dos modelos de relógio-despertador de corda o alarme é ativado puxando o botão utilizado para programá-lo. Em outros casos, existe um botão separado, identificado como "despertador", que deve ser puxado.

Dicas

  • Não existe distinção entre as horas do dia ou da noite nesse tipo de relógio, por isso, caso você se deite às 18h30 da noite e programe o alarme para as 7h30, você só terá uma hora de sono.
  • Em alguns modelos de relógio, ao invés da palavra "relógio" e "despertador", há o desenho de um relógio e de um sino.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article