Como ajustar as variáveis de confusão usando SPSS

Escrito por linda foley | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ajustar as variáveis de confusão usando SPSS
Você pode controlar as variáveis de confusão usando SPSS (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Os cientistas sociais usam o programa SPSS (Pacote estatístico para as ciências sociais) para analisar dados. Eles têm uma variável independente (por exemplo, um acusado em um processo judicial), pedem aos participantes para responder uma pergunta, como o quão culpável é o acusado (a variável dependente), e tentam eliminar as variáveis de confusão, ou seja, tudo o que possa influenciar na variável dependente e não seja a variável independente. Por exemplo, o sexo dos entrevistados pode influir nas respostas. Os pesquisadores controlam estas variáveis usando uma ANCOVA (Análise de covariância).

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Dados

Lista completaMinimizar

Instruções

    Inserindo os dados

  1. 1

    Acesse a "Datasheet" (folha de dados) no SPSS e clique duas vezes em "var0001". Na caixa de diálogo, digite o nome da primeira variável, por exemplo "sexo do acusado", e clique em "OK". Digite os dados da variável.

  2. 2

    Clique em "var0002" e digite o nome da segunda variável, por exemplo "nível de culpa", e pressione "OK". Digite os dados da variável.

  3. 3

    Clique em "var0003", digite o nome da variável de confusão, por exemplo "sexo do participante", e clique em "OK". Digite os dados da variável (veja a Referência 2).

  4. 4

    Acesse o menu "File" (Arquivo) para salvar os dados, selecione "SaveAS" (Salvar como) e digite um nome de arquivo na caixa.

    Analisar os dados

  1. 1

    Clique em "Analyze" (Analizar), na parte superior da tela do SPSS. Selecione "General Linear Model" (Modelo linear geral) no menu e depois "Univariate" (Univariado).

  2. 2

    Na caixa de diálogo, selecione a sua variável independente (sexo do acusado) e clique na seta direita para colocá-la no campo "Fixed Factor" (Fator fixo). Em seguida, selecione a variável dependente (nível de culpa) e clique na seta direita para colocá-la na caixa "Dependent Variable" (Variável dependente).

  3. 3

    Selecione a variável de confusão (sexo do participante) e clique na seta para colocá-la na caixa "Covariate" (Covariada). Clique em "Continue" (Continuar).

    Ler a saída

  1. 1

    Revise a saída que exibirá uma tabela com o nome "Tests of Between Subjects Effects". Observe que a variável dependente será exibida na parte superior da tabela.

  2. 2

    Desça pela lista de fontes da coluna da esquerda até ver a variável independente.

  3. 3

    Siga a linha da variável independente para a direita para encontrar o "df" (graus de liberdade). Os graus de liberdade são calculados subtraindo 1 do número de níveis da variável independente. Como você tem dois níveis (homem e mulher), o "df" valerá 1.

  4. 4

    Continue se movendo para a direita na linha da variável independente para encontrar o valor "F" (a estatística de teste) e a "Sig" (importância). A importância é o número mais importante da saída, pois indica se os resultados são devidos à variável independente ou ao azar. Um nível menor ao 5% é geralmente aceito, pois significa que há uma probabilidade de 5 entre 100 de que os resultados sejam devidos ao azar quando a variável de confusão (sexo do participante) é controlada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível