Como aliviar a dor da bursite de quadril

Escrito por jason medina | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aliviar a dor da bursite de quadril
A bursite de quadril pode ser muito dolorosa (Monkey Business Images Ltd/Monkey Business/Getty Images)

A bursite de quadril é uma condição tipicamente dolorosa na qual as bursas do quadril, que são pequenas bolsas cheias de fluido localizadas nas bordas laterais da articulação do quadril, ficam inflamadas. Embora a bursite de quadril raramente seja grave, essa condição pode afetar de forma significativa o funcionamento normal da articulação do quadril e tornar o funcionamento físico normal doloroso e difícil. Existem, entretanto, opções eficazes de tratamento para a bursite de quadril.

Outras pessoas estão lendo

Repouso

A bursite de quadril geralmente reage bem a períodos breves de repouso, nos quais a região afetada é protegida contra movimentos excessivos e/ou desnecessários. A maioria dos casos de bursite de quadril apresenta, além das bursas inflamadas, inchaço e inflamação significativos dos músculos e dos tecidos moles próximos às bursas do quadril. Repousar essas áreas e protegê-las contra movimentos em excesso e/ou irritação física pode reduzir o inchaço e a irritação, o que leva à redução dos níveis de dor.

Como aliviar a dor da bursite de quadril
O repouso frequente pode ajudar a condição (Hongqi Zhang/iStock/Getty Images)

Analgésicos

Tratar a bursite de quadril com analgésicos é uma estratégia eficaz de tratamento que pode reduzir de forma significativa os níveis de dor e melhorar a funcionalidade. A maior parte dos casos de bursite de quadril pode ser tratada de modo eficaz com o uso de analgésicos sem prescrição, geralmente os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, ou AINEs. Esses medicamentos reduzem o inchaço e a inflamação dos tecidos moles, o que leva à redução da dor. Para casos graves de bursite de quadril, podem ser necessários analgésicos de prescrição mais poderosos, como Oxycontin e Hidrocodona. Esses tipos de medicamentos geralmente são fórmulas à base de narcóticos e/ou opiatos que, embora sejam analgésicos muito poderosos, tendem a produzir efeitos colaterais desagradáveis como tonteira, sonolência e letargia extrema.

Como aliviar a dor da bursite de quadril
Os analgésicos podem ajudar (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Fisioterapia

Os tratamentos de fisioterapia podem ser uma opção eficaz para tratar e/ou gerenciar a bursite de quadril. Muitas vezes, a bursite de quadril pode ser causada e/ou agravada por músculos e tendões tensos e rígidos esfregando-se contra e/ou comprimindo as bursas afetadas, o que pode fazer com que as bursas fiquem irritadas e doloridas. Utilizar tratamentos de fisioterapia para estender esses músculos e tendões e fazer com que apertem menos as bursas pode ajudar a reduzir a dor da bursite e controlar os casos crônicos. Os tratamentos típicos de fisioterapia incluem alongamentos, massagem e terapias com gelo/calor específicas para o quadril.

Como aliviar a dor da bursite de quadril
Experimente a fisioterapia (wavebreakmedia/iStock/Getty Images)

Terapia de injeção

A terapia de injeção geralmente é utilizada para tratar casos severos e/ou crônicos de bursite de quadril, casos que produzem um inchaço visível das bursas do quadril e níveis significativos de dor. Essa terapia normalmente envolve injetar uma pequena quantidade de corticoesteroide (normalmente cortisona), que é um agente anti-inflamatório poderoso, nas bursas doloridas. O medicamento injetado ajuda a encolher as bursas inflamadas, assim como os músculos e tecidos moles irritados na região. Isso geralmente leva a reduções significativas tanto da dor quanto do inchaço das bursas afetadas.

Como aliviar a dor da bursite de quadril
Às vezes utiliza-se a terapia de injeção (Steve Hix/Fuse/Fuse/Getty Images)

Cirurgia

Em casos raros de bursite de quadril grave e/ou crônica, às vezes realiza-se uma cirurgia para remover as bursas afetadas. Isso geralmente é um tratamento de última instância para casos que não reagem corretamente a formas menos invasivas de tratamento por um longo período de tempo. A cirurgia em si é um procedimento relativamente pequeno que requer somente uma pequena incisão na borda lateral da articulação afetada do quadril, através da qual as bursas afetadas podem ser isoladas e removidas. Assim como com qualquer tipo de procedimento cirúrgico, existem complicações que podem surgir, principalmente uma infecção e a má cicatrização do local da cirurgia.

Como aliviar a dor da bursite de quadril
Pode ser necessário realizar uma cirurgia (mediaphotos/iStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível