×
Loading ...

Altura padrão para luminárias de parede

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As lâmpadas de parede geralmente são instaladas para criar ambientação, clima e iluminação. Não existe uma altura padrão para essas luminárias. O posicionamento correto para as lâmpadas depende de vários fatores, como o design e propósito da luminária, o estilo de decoração e a altura do teto. Leve tudo isso em consideração ao determinar a melhor altura para a lâmpadas de parede na sua casa.

Instale as lâmpadas de parede de acordo com o que fica melhor na sua casa (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Objetivo

As luzes de parede que são instaladas com um objetivo específico, como decoração em um banheiro ou para leitura na cama, exigem uma altura em particular. Dois lustres de parede de cada lado de um espelho de banheiro ou quarto devem ser instalados um pouco acima da linha dos olhos. Por exemplo, instale as lâmpadas a uma altura de 1,5 m a 1,7 m do chão, de cada lado de um espelho acima de uma penteadeira. Instale os lustres acima da cabeceira, ou a alguns centímetros acima de onde fica sua cabeça ao se sentar para ler na cama.

Loading...

Altura do teto

Normalmente, não é desejável ver a lâmpada por dentro da luminária, o que faz com que 1,5 m a 1,7 m seja uma boa altura. Fique próximo dos 1,5 m se o teto for baixo, com 2,5 m ou menos. Por outro lado, instale as lâmpadas acima dos 1,7 m se o teto estiver a 3,0 m ou mais.

Propósito

Instale as luminárias de parede a uma altura que evite um efeito ofuscante ou de clarão. Outras luzes, como uma fileira de lâmpadas, pode ser instalada no chão ou no teto para criar uma iluminação leve em um cinema caseiro ou corredor. Pendure luminárias de parede acima ou abaixo de obras de arte para destacar a decoração sem criar clarões ou sombras. Use arandelas como destaque para criar uma iluminação suave e confortável. Lustres cobertos por vidro colorido ou com um dimmer oferecem um brilho aconchegante e leve.

Estilo

O estilo da iluminação, e seu tamanho, também são fatores importantes. Por exemplo, instale lustres grandes e de estilo vitoriano em uma parede comprida e alta o suficiente para que a ponta dos lustres não esteja na altura das cabeças de quem passa pelo local. Por outro lado, lustres menores serão mais naturais em um cômodo menor, e instaladas mais baixo, e até combinadas com uma obra de arte.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...