Anatomia dentária de um cão

Escrito por sarah quinlan | Traduzido por elton alves ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Anatomia dentária de um cão
Vista lateral dos dentes caninos (dog with tongue out blue weimaraner grey image by Paul Retherford from Fotolia.com)

Ter dentes saudáveis ​​é essencial para os cães. Eles precisam de dentes fortes para a sobrevivência, pois os usam para despedaçar e mastigar o alimento para a digestão, e dentes não saudáveis ​​podem causar outros problemas de saúde mais graves. A anatomia dental de um cão é perfeita para suas necessidades.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de dentes

Os dentes de carnívoros, tais como cães, e de herbívoros são classificados como incisivos, caninos, pré-molares e molares. A forma dos dentes indica a sua função. Os incisivos são os dentes dianteiros do maxilar superior e inferior. Eles têm um cume estreito na ponta do dente utilizado para cortar e morder alimentos. Os dentes caninos estão localizados ao lado dos incisivos, e são mais longos e apontados, usados para segurar e dilacerar os alimentos. Os pré-molares estão localizados atrás dos caninos, mais para trás na mandíbula, e têm superfícies irregulares planas, utilizadas para moer e cortar a comida. Os molares estão na parte de trás, e são dos dentes mais distantes na boca, usados ​​para moer e mastigar.

Número de dentes

Os cães, como muitos outros mamíferos, são difiodontes, o que significa que possuem dois conjuntos de dentes. O conjunto de dentes de leite ou do bebê é substituído por um conjunto permanente de dentes de adultos conforme a idade. Normalmente, os filhotes têm 28 dentes de leite (14 superiores, 14 inferiores) e os adultos têm 42 permanentes (20 superiores, 22 inferiores). O número de cada tipo de dente é geralmente representado por uma fórmula dental, que conta o número de dentes no maxilar superior e inferior de um só lado. Multiplique por dois para obter o número total de dentes. Para filhotes, a fórmula é a seguinte: i3/3 c1/1 p3/3, onde i, c, p representam incisivos, caninos e pré-molares bebês, respectivamente. O primeiro número representa os dentes superiores e o segundo número representa os dentes inferiores. Para cães adultos a fórmula é I3/3 C1/1 P4/4 M2/3, onde I, C, P, M representam incisivos, caninos, pré-molares e molares adultos, respectivamente.

Erupção dental

Em filhotes, os incisivos de leite surgem entre 4 e 6 semanas de idade, os caninos entre 5 e 6 semanas e os pré-molares em 6 semanas. Em cães adultos, os incisivos substituem os dentes de leite, entre 3 e 5 meses de idade, caninos entre 4 e 6 meses, os pré-molares quando o cão tem de 4 a 5 meses de idade, e os molares em torno de 5 a 7 meses de idade.

Anatomia óssea

A mandíbula superior que contém dentes é chamada de maxilar, e a inferior é chamada apenas de mandíbula. Raças diferentes de cães têm crânios ou formas de maxilares diferentes que afetam o posicionamento dos dentes. Cães braquicefálicos como pugs têm focinhos curtos, largos, e achatados que, às vezes, fazem com que seus dentes fiquem para fora. Cães mesocefálicos como retrievers têm focinhos de comprimento e largura médios, e os cães dolicocefálicos como os galgos têm focinhos longos e estreitos.

Anatomia do dente

As diferentes superfícies de dentes caninos são classificadas como se segue: a superfície principal de mastigar é chamada de superfície oclusal. A superfície interna de frente para a língua ou palato é a superfície lingual ou palatina (dependendo se são dentes inferiores ou superiores). A superfície externa é chamada de superfície labial ou bucal (de frente para a bochecha ou lábios). O dente em si consiste de uma coroa acima da linha da gengiva e raiz embutida no osso maxilar. Alguns dentes, como os incisivos, têm uma raiz, enquanto que outros, como os pré-molares maiores podem ter três. A polpa encontra-se no centro do dente, rodeada por dentina de proteção. A dentina, por sua vez, está rodeada por uma dura camada de esmalte, o mais duro dos tecidos no corpo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível