A API do Google Maps consegue validar um endereço digitado por um usuário?

Escrito por darla ferrara | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A API do Google Maps consegue validar um endereço digitado por um usuário?
O Google Maps trabalha em um formato de gratículas com base nas coordenadas longitudinais e latitudinais (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

A validação de endereços faz total sentido nos negócios, quando se trata de uma empresa que se baseia em remessas ou na publicidade do correio tradicional. Enviar encomendas para um local inválido duplica os custos de transporte, porque, muitas vezes, paga-se para recebê-las de volta. O Google Maps oferece um serviço como parte de sua divisão de API, que valida os endereços digitados.

Outras pessoas estão lendo

Google Maps

O Google Maps permite encontrar um endereço ou indicações para um local específico enquanto estiver online. Esse é um serviço gratuito, disponível para quem tem uma conexão de internet. O mapa oferece uma ferramenta visual para ajudar a chegar do ponto A ao ponto B. O serviço API (Interface de Programação e Aplicações) fornece uma maneira de colocar mapas em sites externos. O que a pessoa que faz a busca veria indo até a página do Google Maps, pode vê-lo no seu site. Uma ramificação do serviço do Google é a API de Geocodificação. Esse é o lugar onde a validação de endereços torna-se possível.

Geocodificação

Cada endereço resume-se em coordenadas geográficas -- a localização de longitude e latitude em gratículas do mapa. Se você se lembrar dos planos de geometria, um ponto de referência é o lugar onde o eixo Y e o eixo X se cruzam. Os cartógrafos utilizam uma sobreposição de planos, que funcionam na mesma teoria. Aviões e navios também se utilizam de coordenadas geográficas para navegar. A geocodificação é o processo de conversão de um endereço para essas coordenadas. O Google leva a geocodificação um pouco além de apenas determinar as coordenadas de um endereço. Esse serviço também faz a sua validação para confirmar se é um local real.

Geocodificação do Google

O serviço de geocodificação do Google está disponível online. Quando uma empresa envia uma solicitação de geocodificação, a plataforma do Google envia uma resposta que inclui as coordenadas geográficas do endereço. Como parte de encontrar a designação de longitude e latitude, o serviço deve validar o endereço. Se ele não for real, as coordenadas não estarão disponíveis. Além disso, o processo indica a localização em um mapa. Isso permite colocá-lo em perspectiva. Por exemplo, você saberá se o local está no meio de um lago. O Google fornece sugestões de endereços apropriados, se necessário. Por exemplo, se seu endereço estiver listado como "Rua", mas é provavelmente "Avenida", o Google fornecerá essa opção.

Limitações

Enquanto o serviço de geocodificação Google confirma se um endereço é legítimo, ele não diz o que há no local. É possível acreditar que lá existe uma casa, mas na verdade é um terreno baldio. A geocodificação é gratuita para qualquer um usar, mas o número de solicitações diárias se limita a 2.500. Cada endereço é enviado individualmente, o que faz com que o serviço escolha apenas pequenos projetos, e não pedidos volumosos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível