Mais
×

Como aplicar maquiagem de palco para parecer velho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Maquiagem de palco é suave o suficiente para usar repetidamente e dura apenas algumas horas. Existem técnicas sutis de maquiagem usadas para mídia íntima, como filmes e televisão, nas quais a audiência vê cada linha do rosto do personagem; e existem mais aplicações gerais para grandes apresentações como óperas, dança e teatro, nas quais a maquiagem é um veículo que carrega expressão aos cantos remotos da casa. Envelhecer o rosto de um ator usa alguns princípios básicos em qualquer meio.

Instruções

Como aplicar maquiagem de palco para parecer velho (Towson University, Microsoft Office clip art)
  1. Estude faces. Os atores estudam como as pessoas se movem e falam. Maquiadores estudam faces, anatomias e cores. Conforme envelhecemos, todos desenvolvemos rugas e linhas por causa da idade e da perda de elasticidade na pele. O rosto da maioria das pessoas começa a criar linhas onde a pele dobra quando a pessoa ri ou se concentra muito - ao redor da boca, nos cantos dos olhos, através da testa e entre as sobrancelhas. A pele começa a ceder com a idade criando novas linhas ao redor da linha da mandíbula, embaixo dos olhos e no pescoço. Antes que você consiga envelhecer com sucesso um ator de 20 anos, observe faces mais velhas e faça anotações.

    Observe características de faces mais velhas
  2. Considere utilizar acabamentos de látex apenas se você estiver confortável com essa substância de rápida fixação. Ela é ótima para filmes e televisão, onde as faces normalmente preenchem a tela inteira. O líquido é espalhado na face com pincéis, e depois o ator simplesmente fala e ri - suavemente - até que o material seque. O resultado é um conjunto de rugas e linhas de expressão nos lugares onde o ator terá essas marcas daqui a 30 anos. Cubra o látex com uma base seca ou creme, contorne levemente e ilumine com um tom mais claro ou (não tão óbvio) pancake branco.

    Linhas de expressão da testa
  3. Comece com uma base que seja um pouco mais clara que a pele do ator. Nossa pele empalidece conforme nos envelhecemos e perde um pouco da cor. Uma base creme permitirá que você marque essas linhas e ilumine-as com facilidade, mas o pancake tem seus defensores que insistem que é mais fácil desenhar em uma base seca. Qualquer que você escolha, espalhe a base completamente, cobrindo atrás das orelhas, na linha do cabelo e para baixo até a linha do decote ou gola da fantasia. Se seu ator for jovem, faça suas mãos também.

    Linhas de expressão
  4. Faça o ator sorrir, franzir as sobrancelhas e se concentrar enquanto a base estiver úmida. Pequenas rugas vão aparecer - "pés de galinha" (não mais que três) - em volta dos olhos, linhas de expressão ao redor da boca e através da testa. Trace linhas na face com um pincel fino ou lápis delineador (preto para morenos, marrom para ruivos e loiros) seguindo essas linhas. Clareie um lado de cada linha com um delineador muito claro (ou pancake branco) e espalhe suavemente. Desenhe as linhas do olho ao redor dos olhos como você faria para qualquer personagem, pontilhando o canto interno com branco em vez de vermelho.

    A pele cede com o tempo devido à perda de elasticidade
  5. Aplique sombras marrom-escuro ou com cor de vinho (mais ou menos, dependendo do personagem) com seus dedos ou uma esponja pequena embaixo dos olhos e logo abaixo do osso da bochecha, terminando com uma sombra leve paralela à linha de expressão da boca. Espalhe cuidadosamente para esculpir a face. Se a fantasia for mostrar o pescoço, use uma esponja para desenhar longas sombras no pescoço e clareie com um delineador claro (ou pancake branco) a frente do pescoço e os lados ao longo dos tendões abaixo das orelhas. Espalhe levemente. Aplique pó levemente na maquiagem toda para "finalizar" seu trabalho. Use cores escuras para blush e batom (exceto para os personagens mais extravagantes, nos quais cores vibrantes são importantes). Pincele um pouco de sombra que combine com o olho do ator, depois ilumine a curva diretamente abaixo da sobrancelha e espalhe.

    Rugas no pescoço

Dicas

  • Se seus atores ficarem próximos à audiência, trace e ilumine a parte de trás de suas mãos. Adicione algumas linhas aos lábios se seu personagem for muito velho.

Aviso

  • Limpe seus dedos frequentemente quando estiver espalhando para que você não borre. Borrões não adicionam idade, eles apenas adicionam borrões.

O que você precisa

  • Hidratante ou limpador para o rosto
  • Base creme ou à base de água
  • Delineador escuro
  • Delineador claro ou pancake branco
  • Blush escuro ou sombra
  • Esponja natural pequena
  • Pincéis e lápis
  • Pó sem cor e esponja de camursa
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article