×
Loading ...

Aprenda a remover tinta de caneta de objetos de couro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Normalmente, móveis e roupas de couro são resistentes às manchas de canetas esferográficas e hidrocor. No entanto, se a tinta penetrar no seu artigo de couro, você pode usar uma grande variedade de técnicas para tentar eliminá-la. Algumas manchas, como as de marcador permanente, não respondem às técnicas de remoção de manchas e devem ser minimizadas de outra maneira.

Remova manchas da sua jaqueta de couro (Creatas/Creatas/Getty Images)

Toalha e sabão

Como o couro é resistente à água, muitas vezes você pode remover manchas e sujeira usando apenas uma toalha e sabão. Molhe a toalha em água morna e aplique uma gota de sabão. Esfregue a toalha no objeto, até transformar o sabão em bolhas, e esfregue-a sobre a mancha. Isso, muitas vezes, remove manchas de hidrocor, marcadores ou outras marcas deixadas pelas canetas de ponta suave.

Loading...

Utensílios comuns de uso doméstico

Álcool, shampoo, desinfetante para as mãos, creme de barbear e removedor de esmalte para unhas mergulhados em uma bola de algodão ou toalha podem remover manchas do couro. Se você optar pela utilização do álcool, é indicado realizar um teste antes. Este método, por vezes, remove a cor do couro tingido. Você também pode pulverizar o couro com spray de cabelo ou esfregá-lo com uma borracha, para remover a mancha.

Limpadores de couro

Muitos produtos de limpeza específicos para couro podem remover efetivamente manchas de canetas esferográficas e hidrocor. Esfregue a mancha com um pano úmido e seque-a com outra toalha. Mergulhe uma bola de algodão ou uma toalha em um limpador de couro e esfregue-a sobre a mancha. Sempre leia as instruções no rótulo do produto antes de usá-lo.

Precauções

Qualquer técnica de remoção da mancha que utilize produtos que não foram originalmente elaborados para esse fim pode manchar a superfície, cor ou danificar seu artigo de couro. Sempre faça um teste em uma área imperceptível de sua roupa ou mobiliário antes de tentar remover a mancha. Se seu objeto de couro for feito de camurça ou tiver uma mancha de um marcador permanente, é melhor utilizar uma técnica de limpeza a seco. Pode ser necessário colorir novamente com o corante o objeto manchado por marcador permanente, a fim de aliviar a aparência. Outras possibilidades para a remoção de manchas incluem cortar o tecido e costurar um novo pedaço no local.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...