Lazer e cultura

Como aprender harmonia musical

Escrito por steven j. miller | Traduzido por fernando lopes
Como aprender harmonia musical

Aprender harmonia requer uma abordagem compreensiva à instrução

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A harmonia é a base de todos os elementos verticais de uma composição musical. Aprender harmonia é o primeiro passo para se tornar um compositor de sucesso. Sem harmonia, um compositor não terá uma porção importante de seu treinamento musical. Mesmo um compositor que não escreve música tradicional terá benefícios ao aprender sobre as propriedades que ajudaram a criar as músicas de sucesso do passado.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Instruções

  1. 1

    Aprenda as notas do alfabeto musical. Existem vários truques para aprender esses tons, mas o melhor é simplesmente decorá-los. Você deve aprender as notas na clave de sol e de fá. Ambas claves tem quatro linhas e quatro espaços. Na clave de sol, as notas da linha para o espaço: E-F-G-A-B-C-D-E-F, com F-A-C-E acontecendo nos espaços e as outras notas nas linhas. Na clave de fá, é G-A-B-C-D-E-F-G-A com A-C-E-G nos espaços. Também é possível adicionar sustenidos e bemóis, que aumentam ou diminuem meio tom às notas.

  2. 2

    Estude intervalos musicais. Um intervalo é a distância entre duas notas no pentagrama. Os intervalos a serem aprendidos a segunda maior e menor, terça maior e menor, a perfeita quarta e quinta, a sexta maior e menor, a sétima maior e menor, a oitava e um tritom. Aprenda quantos semitons constituem esses intervalos a fim de aprender a criar acordes. Os dois intervalos principais que deverá aprender imediatamente é a terça maior e menor. A terça maior consiste de quatro semitons e a menor de três semitons.

  3. 3

    Aprenda a construir tríades maior, menor, aumentada e diminuta. A construção de acorde sempre acontece da raiz para cima do acorde. A tríade maior consiste de uma terça maior e uma terça menor. Tríades menores consistem de uma terça menor e uma terça maior. Tríades diminutas tem duas terças menores e as tríades aumentadas tem duas terças maiores.

  4. 4

    Aprenda escalas maiores e menores. Cada nota da escala tem um grau anexado a ela. Em uma escala C maior, as notas C-D-E-F-G-A-B são equivalentes a escala de graus I-II-III-IV-V-VI-VII. Essa escala de graus é importante ao construir progressões.

  5. 5

    Aprenda sobre progressões e como são construídas. Progressão de acorde envolve o processo de ir de um acorde para o próximo a fim de criá-la. O objetivo da música clássica é a tônica. A tônica é o primeiro grau da escala. Para ir de um acorde para o próximo, evite movê-lo para uma escala próxima. Por exemplo, se estiver no acorde I, não mova para um acorde II ou VII, já que ambos estão próximos do acorde I. Não mova também para um acorde VII até que aprenda tudo sobre os requerimentos especiais destes acordes.

  6. 6

    Aprenda conceitos mais avançados como acordes a sétima, nona, dominantes secundárias e outros acordes usados em música do leste. É melhor ter um instrutor nesse ponto, já que um curso completo de harmonia pode levar até dois anos para completar. Ter um instrutor para checar seu trabalho é crucial.

Dicas & Advertências

  • Encontre um instrutor procurando online, através de jornais e contatando faculdades e universidades locais.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media