×
Loading ...

Como aprender taquigrafia online e de graça

Taquigrafia é uma forma rápida de escrever a mão usando diferentes símbolos. Esse estilo de escrita era comum antes da invenção de gravadores e era uma habilidade necessária a secretárias. É útil para fazer anotações ou transcrições. Há várias formas de taquigrafia, mas todas elas usam símbolos para representar palavras ou frases. É difícil encontrar cursos, pois a demanda é baixa. Apesar disso, há sites que ensinam taquigrafia de graça.

Instruções

Taquigrafia requer muita prática (handwriting, formulas image by Petro Feketa from Fotolia.com)
  1. Decida que tipo de taquigrafia você quer aprender. De acordo com o site Alysion.org, há diferentes estilos, como T-Script, Pitman, Gregg, Teeline, sistemas alfabéticos, Handy Write, Visible Speech, o Alfabeto Fonético Internacional (IPA) e semantografia.

    Loading...
  2. Digite o nome do estilo de sua preferência em um site de busca. Dos sites indicados, escolha os que oferecem aulas gratuitas ou tutoriais.

  3. Aprenda o alfabeto para o método que você escolheu. Pratique a escrita das letras ou símbolos até serem memorizados.

  4. Aprenda a escrever ditongos, palavras que têm duas vogais com som de uma. Eles podem ter símbolos próprios.

  5. Aprenda a escrever encontros consonantais. Eles têm finais que soam similares, mas têm escrita diferente: por exemplo, "ten" e "den", "ent" e "end" ou "tem" e "dem".

  6. Aprenda a escrever foneticamente. Por exemplo, a palavra "taxi" é pronunciada com o som "ks". Vogais longas ou curtas podem ter símbolos diferentes para indicar como elas são ditas.

  7. Usando o guia encontrado online, começe a construir frases, pois algumas têm símbolos próprios.

  8. Aprenda abreviações. Algumas delas substituem palavras, como "sr." ou "Atenciosamente", por exemplo. Sabendo delas, é bastante útil quando for escrever uma carta ou ler taquigrafia de outras pessoas.

  9. Exercite sua velocidade. Faça uma lista de palavras para escrever em taquigrafia em um período de tempo. Começe com palavras básicas, palavras que são semelhantes às normais em taquigrafia e palavras usadas com frequência. Prossiga para exercícios com frases, leitura de taquigrafia ou transcrição.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...