Casa

Como arrumar o pelo do seu Lhasa Apso

Escrito por ehow contributor | Traduzido por larissa sandes
Como arrumar o pelo do seu Lhasa Apso

Mantenha seu Lhasa Apso limpo e desembaraçado

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os Lhasa Apso surgiram no Himalaia, então eles têm pelos grossos. Acredita-se que o Lhasa Apso não perde o seu pelo, mas isso não é verdade. Acontece que eles não deixam rastro de pelos, pois quando caem ficam presos ao animal. Isso significa que seu Lhasa Apso precisa de um banho e escovação completa uma ou duas vezes por semana para evitar que o pelo embole. Se o seu cão vai para ambientes externos, você deve escová-lo pelo menos três a quatro vezes por semana. Se ele não é um cão de exposição, leve-o três ou quatro vezes por ano para cuidados especiais, reduzindo a necessidade de reparação constante. Se ele tiver uma pelagem longa, seguem algumas dicas para ajudar a manter o pelo limpo e sem nós.

Nível de Dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Shampoo livre de sulfato
  • Tigela pequena
  • Toalha velha
  • Tesouras afiadas pequenas
  • Escova de cão
  • Gaze
  • Creme dental para cão
  • Cotonetes
  • Álcool
  • Tratamento para filhotes de cachorro

Lista completaMinimizar

Instruções

    Banhando seu Lhasa Apso

  1. 1
    Prepare a banheira ou pia com água quente e não tão cheia

    Photos.com/Photos.com/Getty Images

    Encha uma banheira ou pia com água morna. Certifique-se de que a água não está muito quente e nem muito fria. Certifique-se de que a banheira ou pia não esteja totalmente cheia de água, para que seu cão não fique totalmente imerso.

  2. 2
    Use a tigela para molhar seu cão

    Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

    Leve seu cão em seus braços e se comunique com ele com um tom tranquilizador. Coloque-o na banheira ou pia. Gentilmente, acaricie-o de modo que ele se acalme. Use uma pequena tigela para derramar delicadamente água sobre ele. Enxágue-o por inteiro.

  3. 3
    Use o xampu adequado

    Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

    Esfregue o xampu em todas as partes. Certifique-se de esfregar as orelhas, patas e o rabo. Lave a área facial, mas cuidado para não esfregar xampu nos olhos ou fucinho. Esfregue o pelo do seu cão, como se estivesse lavando o seu próprio cabelo.

  4. 4
    Use novamente a tigela

    Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

    Pegue a tigela pequena e encha-a com água limpa. Lentamente, despeje a água sobre seu Lhasa Apso, enquanto usa suas mãos para retirar a espuma. Tenha cuidado com o rosto, para evitar que a espuma caia nos olhos ou nariz. Retire toda a espuma do seu cão.

  5. 5
    Use a tesoura para tirar qualquer corpo estranho

    NA/AbleStock.com/Getty Images

    Use os dedos ou uma toalha velha para retirar qualquer resto de produto que possa ficar nos cantos dos olhos do seu cão. Os olhos do Lhasa Apso tendem a lacrimejar, o que pode deixá-los sensíveis. Molhe as mãos e limpe a área dos olhos com os dedos. Verifique se há alguma coisa estranha em todo o pelo do seu cão. Se encontrar, remova-a com os dedos ou utilize uma tesoura pequena para cortá-la.

  6. 6
    Seque seu cão

    PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

    Retire o seu cachorro da água e enrole-o com uma toalha. Não cubra o rosto. Use a toalha para secá-lo.

    Arrumando seu Lhasa Apso

  1. 1
    Escolha uma mesa que você possa tratar seu cão com tranquilidade

    Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

    Coloque seu cão em uma mesa. Pode ser uma mesa de cartas ou qualquer outro tipo que não tenha importância em usar para arrumá-lo. Coloque-o ao seu lado. Comece a escovar a barriga, e mova a escova para cima respeitando as camadas do seu corpo. A última camada a ser escovada será a parte de trás. Se preferir, use um secador de cabelo em temperatura baixa para ajudá-lo - apenas tenha cuidado para manter o secador em movimento para não queimá-lo. Certifique-se de escovar as axilas, o rabo e a parte de trás completamente. Mantenha-se atento para todos os emaranhados ou rebarbas no pelo. Desembarace todos os emaranhados que encontrar. Se encontrar um grande nó que não pode ser removido pela escova, corte-o. Use uma tesoura pequena e afiada para fazer isso.

  2. 2
    Repita o processo

    Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

    Deite seu cão do outro lado e repita a operação

  3. 3
    Observe a pata do seu Lhasa e apare se necessário

    Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

    Verifique as patas. Os pelos nas patas do Lhasa Apso crescem rapidamente, assim será necessário aparar uma ou duas vezes por semana. Use uma tesoura pequena e afiada para cortar o pelo nas patas e entre os dedos. Tome cuidado para não cortar o seu cão.

  4. 4
    Observe seu cão

    Comstock/Comstock/Getty Images

    Inspecione as orelhas. Certifique-se que não há pelo a ser aparado. Caso o pelo da orelha precise ser cortado, utilize um pequeno par de tesouras. Remova a cera com um cotonete banhado em uma pequena quantidade de álcool. O pelo tende a crescer rapidamente nos ouvidos do Lhasa Apsos, o que pode resultar em fluxo de ar reduzido e um maior risco de infecções. Se as orelhas do seu cão cheirarem mal, estiverem avermelhadas ou vazando um líquido amarelado ou preto, elas podem estar infectadas. Leve-o para em um veterinário se perceber quaisquer sinais de possível infecção.

  5. 5
    Use a gaze para higienizar a boca do seu cão

    Photodisc/Photodisc/Getty Images

    Limpe os dentes do seu cão com um pedaço de gaze enrolada no dedo. Use creme dental especial para cães, para ele apreciar o sabor. Comece esfregando suavemente a boca, até que ele se acostume com o movimento. Em seguida, esfregue suavemente os dentes com a gaze. Levante os lábios e esfregue a gaze ao longo dos dentes. Também limpe as gengivas, e sob os lábios, onde as glândulas salivares estão localizadas. Se houver qualquer coisa estranha as glândulas salivares podem estar infectadas. Por esse motivo, mantenha a boca do seu cão sempre limpa.

  6. 6
    Cuide e ame o seu cão

    George Doyle/Stockbyte/Getty Images

    Mime o seu cão com um pouco de cuidado e uma pitada de amor.

Dicas & Advertências

  • Coloque-o em uma camisa antiga ou qualquer outra peça de roupa que possa molhar ao banhá-lo.
  • Se não tiver tempo para dar banho, pode-se usar um xampu seco. Xampus a seco podem ser pulverizados sobre o pelo, e depois escovados para tirar o excesso de produto.
  • Se o seu Lhasa Apso tem pelo comprido, escove-o todos os dias. Se não tiver tempo para isso, mantenha-o preso.
  • Se o pelo estiver caindo nos olhos, amarre-o com um elástico, ou prenda-o cuidadosamente entre as visitas ao pet shop.
  • Não corte as unhas do seu cão em casa. Elas têm vasos sanguíneos dentro, e é muito fácil cortá-los. Isto é extremamente doloroso, e pode ocasionar uma hemorragia e infecção. Se não tiver experiência deixe seu tosador cortá-las.
  • Consulte seu veterinário no caso de pulgas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media