Mais
×

Como tratar a pododermatite em cães

Atualizado em 23 março, 2017

A pododermatite é uma inflamação na área da pata. Normalmente existem causas subjacentes, tais como alergias ou infecções cutâneas. Ela pode afetar cachorros de todas as raças e idades e causa grande desconforto para o cão, por isso é importante procurar atendimento.

Instruções

A pododermatite é uma inflamação na área da pata (dog2 image by Mikhail Olykainen from Fotolia.com)
  1. Avalie o cão para detectar sinais de pododermatite. Pode-se suspeitar de algum problema de saúde quando o cão passa a coçar as patas intensamente ou nunca parece estar confortável.

  2. Leve o cão ao veterinário para ser examinado. O diagnóstico precoce de pododermatite é importante no tratamento. O veterinário pode realizar uma biópsia de pele para fazer o diagnóstico.

  3. Crie um plano de tratamento para o seu cão. Se houver uma infecção, devem ser administrados antibióticos por várias semanas. Uma infecção fúngica na área exige medicamentos anti-fúngicos.

  4. Administre a medicação conforme for prescrito. Mesmo quando o cão parece estar melhor é importante manter a medicação prescrita. Caso contrário, podem ocorrer problemas de saúde para ele.

  5. Monitore o cão de perto. Examine a área afetada diariamente. Se os sintomas piorarem, entre em contato com o veterinário imediatamente.

Dicas

  • Para evitar novos casos de pododermatite, informe-se sobre os suplementos de ácidos graxos ômega. Alguns cães têm alergia a esta substância.

Aviso

  • Faça o cão descansar, movendo a cama dele para um lugar silencioso da casa. Reduza as situações estressantes até que o cão esteja se sentindo melhor.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article