Artesanato matemático para crianças

Escrito por tasha swearingen | Traduzido por moises albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Artesanato matemático para crianças
Artesanatos são úteis no ensino da matemática (colorful numbers image by timur1970 from Fotolia.com)

Os professores usam, frequentemente, práticas com peças manipuláveis, pois elas ajudam a reforçar conceitos de matemática. Como os alunos se beneficiam dessa abordagem, as atividades criativas são outra maneira produtiva de rever conceitos importantes. Se você é um professor à procura de extensões para as suas unidades de matemática ou um pai em busca de complementar o que seu filho faz na escola, você pode encontrar no artesanato algo proveitoso.

Outras pessoas estão lendo

Macacos matemáticos animados

Essas pequenas criaturas fornecem uma prática de contagem manipulativa para seus filhos. Dobre um pedaço de papel de construção (de qualquer cor que preferir) ao meio como um cartão. Ao longo da dobra, desenhe diversas formas de meio-círculo (cerca de 5 centímetros de diâmetro). Repita esse processo com várias folhas de papel até que tenha o número desejado de semicírculos. Corte-os (serão os corpos dos seus macacos) e decore como desejado. No papel restante, corte os rostos e os pés e cole-os nas duas extremidades do meio-círculo. Coloque um limpador de cachimbo de 15 centímetros de comprimento dentro da dobra. Em seguida, dobre o meio-círculo e cole fechando-o. Os limpadores de cachimbo servem como braços e pernas. Dobre-os permitindo que se conectem com os outros macacos. Use os macaquinhos para cálculos matemáticos, como adição e subtração.

Números explosivos

Esta é uma maneira divertida e artística para trabalhar em reconhecimento numérico. Em um pedaço de papel de construção, desenhe números de 1 a 6 (ou qualquer grupo de números que estiver trabalhando), com cerca de 5 cm de altura, e corte-os. Uma outra opção pode ser usar números pré-fabricados de uma loja de artesanato. Aplique fita dupla face nas diversas áreas na parte de trás dos números. Em seguida, coloque-os em um pedaço de papel de construção, papel sulfite ou papel de aquarela. Peça às crianças para pintarem ao redor dos números, usando aquarelas e pinceladas pelo exterior. Incentive-os a serem criativos usando várias cores em alguns dos números. Quando a tinta secar, retire os números pegadiços. As crianças vão ver os seus números "estourando". Use esta atividade para reforçar a contagem dos números um, dois, cinco ou dez (use papel de construção de 30 x 45 cm para contagem de números mais altos).

Retratos com números

Com este artesanato, as crianças podem desenhar uma pessoa customizada com os números. Forneça a elas um pedaço de papel de construção para o fundo. Além disso, elas vão precisar de outro pedaço de papel para cortar um rosto, com cerca de 30 cm de diâmetro. Desenhe e corte: dois números 1 (para as sobrancelhas), dois números 6 (para os olhos), um número 2 (para o nariz), um número 4 (para a boca), dois números 7 (para as orelhas) e cinco números 3 mais cinco números 5 (para o cabelo). Instrua as crianças à colarem seus círculos-faces no papel de fundo. Em seguida, conte a eles como colocar os outros números em seus lugares apropriados (provavelmente irá precisar orientá-los sobre como usar os números). Quando estiverem acabado, eles poderão desenhar os detalhes, tais como brincos, maquiagem, óculos, um pescoço e ombros com um lápis ou pincel. Se desejar, cole tudo em um pedaço de papel de construção preto, um pouco maior que o papel usado (servindo como “moldura”).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível