Artesanatos criativos para crianças usando material reciclável

Escrito por anne cagle | Traduzido por gabriela bazzo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Artesanatos criativos para crianças usando material reciclável
Você pode usar materiais de segunda mão para fazer peças de artesanato interessantes (bubble wrap image by MichMac from Fotolia.com)

A reciclagem pode manter o planeta mais limpo e ensinar às crianças a importância de cuidar do meio ambiente. A reutilização de materiais encontrados em torno da casa e da escola ou trazidos de outros ambientes também pode criar peças de artesanato interessantes e que manterão as crianças ocupadas e engajadas em lições sobre sua responsabilidade em cuidar da natureza.

Outras pessoas estão lendo

Vulcão de garrafa

Esse artesanato faz um pouco de bagunça mas é uma aula de ciências. Guarde garrafas grandes de refrigerante. Peça que as crianças pintem a parte de cima da garrafa com tinta vermelha e a parte de baixo com tinta marrom, como se o objeto fosse um vulcão em erupção. Será melhor concluir a experiência em uma área externa, porque ela demonstrará como os gases fornecem energia para as erupções vulcânicas. Primeiro, explique às crianças como os gases dentro da Terra contribuem para que a lava seja expelida do solo. Depois dessa pequena lição de ciências, é hora da diversão. Cada criança terá que colocar vinagre dentro da garrafa até atingir uma altura de cerca de 7,5 cm. Em seguida, os pequenos depositarão 5 g de bicarbonato de sódio em um lenço de papel e empurrarão o pacote de bicarbonato para dentro da garrafa. O pacote se desdobrará e o bicarbonato de sódio cairá no vinagre e começará a criar gás. As crianças devem ficar afastadas e ver o conteúdo do frasco em erupção.

Pinturas com plástico-bolha

Pegue plástico-bolha de encomendas e embalagens. Corte o material em quadrados ou em outros formatos, como corações para o Dia dos Namorados. Peça que as crianças pintem o plástico com guache e pressionem o plástico-bolha contra um papel de presente, papel de artesanato ou papelão. Esse projeto pode render belos papéis para embalagens.

Caixa de papelão "qualquer coisa"

Uma grande caixa de papelão em movimento e algumas canetinhas é uma receita para criar mágica diante dos olhos de uma criança. Elas podem transformar uma caixa velha em um carro ou uma casa. Várias caixas podem criar um trem com um vagão. Uma caixa muito grande — de uma geladeira, por exemplo — pode ser uma montanha ou um arranha-céu.

Arte nos CDs

Há muitos projetos que podem ser feitos com CDs velhos. As crianças podem pintar os objetos dos dois lados com tinta acrílica ou a óleo e usar alfinetes para desenhar nos CDs pintados. Outra ideia é criar apoios para velas ou castiçais. Coloque o lado sem nenhuma estampa do CD para cima e cubra todo o objeto com um formato, como um coração ou um floco de neve, colando o molde no CD com cola quente. Depois, cole a vela no apoio. Decore a área do CD que ainda estiver exposta com cola com purpurina ou tinta acrílica.

Chocalhos

Esse projeto é ideal para ser feito após uma festa ou outro evento que deixe você com muitos copos plásticos usados. Lave-os em água quente e usando detergente e depois deixe-os secar ao ar livre. Dê dois copos para cada criança e deixe-as enfeitá-los com pinturas, canetinhas e outros itens decorativos. Encha os copos com arroz ou feijão e cole-os juntos, usando fita adesiva para criar chocalhos.

Lanternas de Dia das Bruxas

As crianças mais velhas podem cortar galões de leite com um estilete, enquanto as crianças mais novas podem desenhar um rosto fantasmagórico no recipiente. Coloque luzes dentro dos galões e acenda-as durante a noite. Você também pode criar outras versões similares às das lanternas de abóbora fazendo o mesmo procedimento em um galão pintado com tinta guache alaranjada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível