×
Loading ...

Artesanatos de enfermeiras para crianças da pré-escola

Atualizado em 21 novembro, 2016

Professores da pré-escola podem apoiar os sonhos das crianças de tornarem-se enfermeiros ao prepararem artesanatos relacionados a essa profissão para o dia internacional da enfermagem, 12 de maio. As crianças podem se divertir com atividades celebrando a enfermagem durante esta semana, enquanto aprendem sobre as ferramentas ligadas ao trabalho árduo e o comprometimento com a profissão.

As crianças da pré-escola podem se divertir por uma semana criando artesanatos de enfermagem, como um chapéu de enfermeira (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Colorindo

Imprima modelos de enfermeiras encontrados no site DLTK-Kids. As crianças podem colorir essas imagens com giz de cera ou canetinhas. Peça-lhes que recortem as imagens coloridas. Ajude-os a prendê-las em tubos vazios de papel higiênico para dar às imagens estrutura e profundidade. Cole varetas de madeira na parte interior dos tubos para criar marionetes de enfermeiras. Ou então peça que as crianças espalhem uma fina camada de cola sobre logotipos da Cruz Vermelha. Cubra-os com purpurina. Encoraje-os a personalizar os logos e explique o que a Cruz Vermelha representa.

Loading...

Chapéus

Dê a cada criança uma folha de papel em branco para criar um chapéu de enfermeira. Dobre o papel do lado esquerdo para o lado direito. Em seguida, dobre uma borda inferior na direção oposta da borda reta. Faça o mesmo com a outra borda. Dobre a borda reta não tocada pelas bordas dobradas ao meio. Peça que as crianças desenhem o logotipo da Cruz Vermelha no que será a parte frontal do chapéu. Use um furador para fazer furos em cada borda do chapéu. Estique fios de elástico através desses furos e amarre as pontas juntas. Coloque anéis adesivos ao redor dos buracos para reforçá-los, de forma que o elástico não rasgue o papel. As crianças podem colocar o elástico debaixo de seus queixos para usar o chapéu. Para chapéus mais duráveis, use cartolina ou papel-cartãonem vez de papel.

Bolsas

Faça bolsas de enfermagem usando um pequeno saco de papel marrom ou uma folha de papel-cartão marrom. Dobre o papel cartão ao meio e desenhe o formato de uma bolsa de enfermagem ao lado, com o vinco servindo como a parte inferior da bolsa. Recorte a ilustração. Escreva "Enfermeiro" e o nome de cada criança no saco ou na bolsa. Pinte uma Cruz Vermelha em cada lado da bolsa. Para um toque a mais, imprima imagens de um estetoscópio, ataduras, um termômetro e uma seringa. Peça que as crianças pintem as imagens e recortem-nas. Cole ou prenda com fita adesiva as imagens dentro do saco ou bolsa.

Kits de primeiros socorros

Use uma cartolina pequena ou caixa de metal para criar um kit de primeiros socorros. Pinte a caixa com tinta branca e deixe secar. Ajude as crianças a pintarem a Cruz Vermelha na tampa ou aos lados da caixa com as palavras "Kit de primeiros socorros". Imprima e pinte imagens de frascos de remédio, seringas, compressas, ataduras e um manguito de pressão sanguínea. Peça que as crianças recortem e prendam as imagens dentro do kit. Alternativamente, peça que usem a imaginação e desenhem imagens de itens que acreditem encontrar em um kit de primeiros socorros. Peça que as crianças dividam os itens ilustrados com o restante da classe.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...