Mais
×

Artesanatos com poliresina

A resina vem em duas formas para os artesãos: resina de poliéster ou resina epóxi ou poliuretana. Ambas são plásticos e costumam ser referidas como poliresinas. Use-as para fazer joias, pesos de papel, ímãs e outros pequenos projetos de artesanato. A aparência semelhante ao vidro da resina endurecida é adequada para incorporar objetos permanentemente e fazer exposições atraentes.

Superfície brilhante com resina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Escolhendo uma resina

A resina de poliéster é perfeita para projetos maiores. A profundidade de despejo deve ser de pelo menos 1,25 cm para que ela cure adequadamente. Use-a para pesos de papel, projetos diorama, puxadores de armário ou outros moldes mais profundos. A resina de poliéster não endurece quando exposta ao ar, então, um spray de resina ou agente selante é necessário para curar o lado aberto do molde completamente. Ela é mais suscetível à umidade ao redor e pode levar até três dias para endurecer por completo. É mais tolerante do que as resinas epóxi — um agente de vedação cobrirá todas as pequenas manchas no item acabado.

As resinas de epóxi ou poliuretano costumam ser usadas para joias e outros projetos que exijam uma profundidade menor que 1,25 cm. O epóxi se cura e se transforma em um acabamento duro como pedra dentro de 24 a 36 horas em temperatura ambiente. Ele é bem adequado para revestir e selar objetos, como tampos de mesas ou a superfície de pingentes, e não emite os gases fortes que as resinas de poliéster emitem. Ambos os tipos de resinas estão disponíveis em lojas de artesanatos.

Moldando poliresinas

Os moldes comerciais de poliresina funcionam com todos os tipos de resina, desde que a profundidade esteja correta. Feitos com plásticos leves, os moldes vêm em uma variedade de tamanhos e formatos. Substitua os moldes de borracha e silicone, como bandejas de cubos de gelo ou assadeiras, por moldes de resina comerciais. Use recipientes de armazenamento de comida ou para outros fins feitos de resina de poliéster. Fazer seus próprios moldes com látex ou silicone é outra possibilidade. Sempre use um spray de desmoldagem se o molde não for feito especificamente para artesanatos de resina.

Ao invés de um molde, preencha os objetos permanentemente com resina. Tampas de frascos ou dioramas de estanho para menta ou doces são duas opções. Medalhões e molduras para joias também funcionam se não houver espaços entre a estrutura e o apoio para a resina vazar. Coloque uma camada fina de resinas de epóxi em cima de formas ou objetos de metal ou madeira para acrescentar uma selagem semelhante a vidro.

Incorporação de objetos

A poliresina é muito valorizada para trabalhos de incorporação. Qualquer objeto pode ser incorporado e selado com resina. Itens não-porosos não precisam de preparação antes da incorporação. Os amuletos de plástico e metal, conchas e pérolas são exemplos de objetos não-porosos.

Objetos porosos incluem papel, flores artificiais e tecidos. Sele objetos porosos antes de incorporá-los com cola decoupage ou um spray selante. Deixe secar completamente antes de usar.

Preencha metade do seu molde e deixe a resina curar por 30 minutos a uma hora. Coloque o objeto dentro do molde e continue preenchendo-o até o topo. Deixe curar pelo tempo especificado. Para projetos planos ou selados, fixe o objeto incorporado à base com cola decoupage e deixe secar. Escolha uma fina camada de resina no topo e deixe curar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article