Atividade para ensinar palavras polissilábicas para o terceiro ano

Escrito por shannon johnson | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

No terceiro ano, a maioria dos estudantes está aprendendo a pronunciar e soletrar palavras polissilábicas. Conceitos fônicos básicos normalmente são ensinados antes do terceiro ano, mas conforme as crianças envelhecem seu vocabulário cresce. Conforme as habilidades de linguagem ficam mais complicadas, crianças podem perder o interesse se não se empenharem no processo de aprendizagem. Para engajar as crianças, existem várias opções de atividades que as ajudam a melhorar seu vocabulário e habilidades.

Outras pessoas estão lendo

Jogos de memória

Crie um conjunto de cartas de memória com cartas de índice. Usando palavras polissilábicas, coloque uma silaba em cada carta. Estudantes precisam combinar as sílabas ao invés de palavras e imagens. Um alternativa para essa ferramenta é criar vários conjuntos de cartas e colocar os estudantes em pares ou trios, deixando-os jogarem juntos,virando duas cartas ao mesmo tempo e formando palavras.

Bingo

Bingo de palavras ajudará a revisar conceitos e sílabas usadas comumente em palavras polissilábicas. Crie seus próprios cartões de bingo, trocando os números neles por sílabas que quando combinadas, formem palavras. Conforme as crianças preencherem os cartões, diga a elas para virem quais palavras elas podem fazer, por pontos extras. Ponta e pé são palavras inteiras, mas os espaços entre elas podem ser completados com segmentos menores de palavras, contanto que no final as duas se combinem em uma só. Cartões padrões estão disponíveis para serem baixados online ou podem ser encontrados em sua loja de fornecimento de material de professores. (veja Recursos)

Quiz

Um teste pode ser uma ótima maneira interativa para estudantes dominarem habilidades fonéticas e palavras polissilábicas. Com a transição para o desenvolvimento do vocabulário a partir de habilidades fonéticas no terceiro ano, estudantes podem ter dificuldades com o conceito se não se engajarem. Desenhe uma grade no seu quadro com várias colunas e linhas. Crie categorias de questões e escreva as respostas dentro da grade. Cubra cada resposta com um pedaço de papel e dê um valor de pontuação para cada pedaço. Divida os estudantes em times e deixe-os escolher um quadrado. Pela resposta eles podem fazer a pergunta certa.

Leitura

Ler em voz alta é outro método para trabalhar palavras polissilábicas. Além de exercitar a pronúncia e a compreensão, ele ajuda a construir habilidades de falar em público. Quebre as palavras em sílabas conforme os estudantes leem em voz alta, explicando os tipos de sílabas e como elas formam novas palavras juntas. Por exemplo, ensinar que o "im" no começo de "improvável" significa "não é provável" ou que o "in" no começo de "incorreto" significa "não correto", enquanto "corretamente" significa que algo foi feito de maneira correta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível