Atividades de adição/subtração usando manipulativos

Escrito por kay tang | Traduzido por pablo souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de adição/subtração usando manipulativos
Peça para as crianças usarem os pontos nos dominós para praticar adição e subtração (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As atividades manuais que envolvem manipulativos podem ajudar os alunos a aprender adição e subtração. Os manipulativos permitem que as crianças visualizem problemas matemáticos e como resolvê-los do começo ao fim. Use materiais familiares, como dominós, adesivos de notas, feijões, dados e fichas como manipulativos. Ao contrário de contemplar números abstratos, as crianças podem trabalhar com entidades concretas para aprender as operações matemáticas básicas.

Outras pessoas estão lendo

Dominós

Peça para as crianças fazerem um conjunto de dominós com marcadores permanentes pretos e espuma para jogar um jogo apropriado para crianças novas. Defina uma pontuação que determina o vencedor. Misture os dominós e coloque-os virados para baixo. Oriente cada aluno a pegar sete dominós. Peça para o jogador que detém o dominó com o maior número de pontos a ir primeiro e colocar o dominó sobre a mesa. Peça aos jogadores para se revezarem colocando os dominós em baixo, igualando o número na metade de um dominó a outra metade de um dominó já colocado sobre a mesa. Peça às crianças que somem os pontos em cada dominó jogado e subtraia a pontuação vencedora. Instrua um jogador, que é incapaz de fazer um movimento, para escolher um dominó a partir de uma pilha extra e continuar a pegar dominó até que ele possa jogar. O primeiro jogador a chegar a zero com o maior número de pontos ganha.

Contando fichas

Use as fichas para ensinar alunos da primeira série a subtrair e somar. Escreva um problema no quadro, como "5+2". Demonstre o problema com fichas de contagem, colocando um grupo de duas fichas junto com um grupo de cinco. Aponte para o grupo de cinco, explicando para os estudantes que o grupo consiste de cinco fichas. Cubra esse grupo com a mão e indique as outras duas fichas. Comece a contagem com "5" e depois conte "seis, sete". Escreva mais problemas no quadro e peça para as crianças colocarem dois grupos de fichas e comece contando o primeiro grupo de fichas como um número total antes de ir para o segundo grupo. Desenhe uma mochila no quadro e escreva o número "5" na mochila. Desenhe duas fichas próximas à mochila. Diga às crianças para visualizarem cinco fichas na mochila e colocarem mais duas. Escreva "5 - 2" no quadro. Cubra duas fichas com a mão e peça para as crianças contarem o restante.

Imagens visuais

Ensine aos alunos da primeira série sobre pequenos dobros com imagens familiares. Encontre imagens de um par de olhos, um animal de quatro patas, um inseto, uma aranha, duas mãos e uma caixa de ovos. Fixe-as na placa. Escreva "1 + 1" ao lado dos dois olhos. Aponte para o animal de quatro patas e escrever "2 + 2". Explique que essas equações representam dobros. Peça-lhes para ajudá-lo a preencher o resto das equações de dobros, olhando para as imagens. Ensine as crianças como subtrair visualmente, cobrindo metade da imagem.

Adesivos de notas

Use rimas para ensinar adição e subtração às crianças. Leia a canção infantil "Cinco patinhos". Discuta os eventos na rima, em que os patinhos foram passear um a um. Use notas adesivas para apresentar problemas de adição e subtração. Anote números diferentes sobre as notas. Coloque uma bacia com patinhos de borracha em cima da mesa. Emparelhe as crianças para se revezarem agindo de acordo com a rima da música, cada vez mostrando como tirar e trazer de volta os patos pode ser traduzido em problemas de adição e subtração. Combine as notas adesivas com o número de patos na bacia, o número de patinhos que foram "passear", e o número de patos que retornaram.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível