Atividades de artes e matemática para crianças de 1 e 2 anos

Escrito por melissa mckean | Traduzido por lenita cassimiro
Atividades de artes e matemática para crianças de 1 e 2 anos
Uma menina de dois anos de idade usando papel e marcadores laváveis (SerrNovik/iStock/Getty Images)

Ensinar às crianças de tão pouca idade a arte e as habilidades básicas de matemática estabelece uma base sólida para o futuro. Use atividades básicas diárias para ensinar números, contagem e formas. Encontre algumas simples de pintura e de desenho, que não exijam muita coordenação, mas que ajudarão a estimular a criatividade. Não subestime as habilidades das crianças de 1 ou 2 anos. Elas o surpreenderão.

Contorno da mão

Fazer o contorno da mão vai ajudar seu filho a desenvolver habilidades de coordenação e a aprender a segurar um lápis. O desenho pode não sair perfeito, mas será uma atividade divertida que vocês podem fazer em conjunto e que irá melhorar as habilidades motoras da criança. Coloque um pedaço de papel no chão e deixe-a sentar em cima. Ajude-a a posicionar a mão na frente do corpo com os dedos separados. Coloque um lápis na outra mão e ajude-a a guiá-lo em torno de seus dedos. Sempre acompanhe esta atividade, para não permitir que ela mastigue o lápis ou acidentalmente se espete.

Atividades de artes e matemática para crianças de 1 e 2 anos
Uma criança com a mão em um pedaço de papel (Aleksdem/iStock/Getty Images)

Pintura a Dedo

Seu filho de 1 ou 2 anos de idade, provavelmente, faz arte diariamente com alimentos esmagados em sua cadeira alta, então por que não utilizar essas habilidades com pintura a dedo? Cole um pedaço grande de papel sobre uma superfície não porosa. Cubra a área com uma lona ou jornal, pois a tinta pode se espalhar ou derramar. Preencha tigelas com cores diferentes de tinta atóxica e permita que a criança mergulhe os dedos e pinte o papel usando as mãos. Ela pode fazer impressões de mãos, desenhar linhas e misturar cores. Monitore-a de perto para ter certeza que ele não comerá a tinta ou a deixará cair em seus olhos.

Atividades de artes e matemática para crianças de 1 e 2 anos
Um menino de dois anos de idade faz uma pintura a dedo em uma tela no quintal (PhotoNotebook/iStock/Getty Images)

Esse porquinho

A atividade, "Esse porquinho", muito utilizada nos Estados Unidos, é divertida para a criança, mas também pode ser usada para ajudá-la a aprender a contar. Comece segurando o primeiro dedo e dizendo: "Este porquinho foi ao mercado", e depois siga dizendo: "Esse é um". Em seguida, peque o próximo dedo e diga: "Este porquinho ficou em casa", e acrescente: "esse é dois". Faça isso com todos os cinco dedos do pé e conte até cinco. Se você repetir várias vezes, ela vai se lembrar da rima e associar os números com cada dedo do pé, o que lhe ajudará a lembrar dos números. Caso não conheça todas as frases dessa atividade consulte o blog "A contadora de história" nas referências.

Atividades de artes e matemática para crianças de 1 e 2 anos
Um close-up de um pai contando os dedos de seu filho (Otmar Winterleitner/iStock/Getty Images)

Panquecas geométricas

Faça do café da manhã um tempo de aprendizagem, com panquecas geométricas. Prepare panquecas para o seu filho, em seguida, use cortadores de biscoito para cortá-las em formas geométricas. Coloque uma variedade de formas em um prato, e peça à criança para identificar cada forma e para repetir o nome delas. Você pode dizer: "Isso é um triângulo. É gostoso?". Então diga: "O que é isso?". Ele vai adorar as suas aprendizagens matinais.

Atividades de artes e matemática para crianças de 1 e 2 anos
A criança come suas panquecas (MIXA next/MIXA/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível