Atividades e artesanatos sobre o Dia Mundial da Água para o segundo ano

Escrito por cristel wood | Traduzido por eduarda de carli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades e artesanatos sobre o Dia Mundial da Água para o segundo ano
Aprender sobre a água conduz a uma apreciação saudável de sua importância (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O Dia Mundial da Água, que foi criado em 1992, é comemorado no mundo inteiro. O dia é dedicado ao aumento do conhecimento sobre a água, suas origens, e como usá-la de maneira mais efetiva. Celebrar o Dia Mundial da Água em sala de aula faz com que alunos do segundo ano aprendam sobre o porquê de a água ser tão importante, como todos os seres vivos dependem dela para sobreviver, e como ela pode ser contaminada ou filtrada. Não se deve esperar que alunos do segundo ano irão entender cada mínimo detalhe, mas uma compreensão mais geral da água e de sua importância pode ser adquirida por diferentes atividades e artesanatos.

Outras pessoas estão lendo

Atividade sobre poluição

Coloque quatro recipientes com boca grande em uma mesa e remova as tampas. Coloque um filtro de café em formato de cone em cada um, para que a ponta do cone fique para baixo. Coloque água da torneira no primeiro recipiente, água de garrafa no segundo, água de um riacho ou lagoa próxima no terceiro, e água misturada com algumas gotas de óleo de motor no quarto. Compare os filtros pelos quais cada tipo de água foi passado. Converse sobre como algumas formas de poluição são visíveis, enquanto outras não são.

Atividade de filtragem de água

Encha uma tigela com água quente, mas não fervendo. Misture algumas colheres de sopa de sal. Coloque uma xícara de vidro ou cerâmica no centro da tigela com água, certificando-se de que nenhuma gota escorra para dentro. Cubra a tigela com um pedaço de plástico filme para que nenhum ar fique dentro. Coloque uma pedra pequena em cima da xícara vazia, sobre o plástico. Peça para que os alunos observem o que acontece quando a água vira vapor, e ele forma gotas no interior do plástico e escorre para a xícara. Depois de mais ou menos 15 minutos, peça para os alunos experimentarem a água da tigela e a da xícara, usando cotonetes limpos e estéreis. Explique como a água é filtrada pela evaporação. Tente usar água doce ao invés de salgada para um segundo experimento. Adultos devem controlar essa atividade, especialmente a parte da água quente, e deixar que os alunos observem e interajam quando apropriado.

Artesanato de animal em garrafa de água

Retire os rótulos de garrafas de água usadas, mas limpas. Desafie as crianças a usar as garrafas para criar animais que vivem na água. Para um polvo, o fundo da garrafa pode ser cortado para formar os tentáculos, e o topo da garrafa pode ser pintado e decorado para ser a cabeça. Para uma baleia, as crianças podem pintar a garrafa de azul ou cinza, colocar cartolina ou EVA para as barbatanas e caudas, e pintar o rosto dela. Considere a criação de peixes, golfinhos, pássaros aquáticos, ou qualquer outro animal que vive na água ou perto dela. Os adultos devem fazer os recortes necessários.

Mural da água

Discuta com as crianças como as pessoas usam a água em diferentes regiões do mundo. Decore os quatro cantos da sala de aula, ou quatro lugares diferentes, com cores que representem os climas. Amarelo para deserto, verde para floresta, branco para tundra, e azul para regiões temperadas ou costais. Divida os alunos em quatro grupos e faça com que cada grupo decore o papel com figuras de pessoas usando água, ou fontes dela. O mural do deserto pode incluir cactus ou cantis; o mural do ártico pode ter iglus e fogo para derreter a neve. Bonecos-palito são bons para o segundo ano. Você pode fornecer recortes de cartolina, ou usar recortes de atividades prontas, para ajudar a inspirar ideias. As crianças podem decorar as peças, mas os adultos devem fazer os recortes.

Atividade e artesanato de aquário de planta

Retire os rótulos de garrafas de água usadas, mas limpas. Tire as tampas e descarte-as. Faça vários furos em torno da abertura da garrafa e vários na base. Faça com que os alunos encham-nas com diferentes camadas de sedimentos. Comece com pedras pequenas, argila, areia e, finalmente, terra para vasos. Antes de colocar na garrafa, misture na terra algumas sementes que sejam fáceis de cultivar, como amor-perfeito ou vagem. Deixe as garrafas em um local ensolarado e faça com que os alunos coloquem uma certa quantidade de água em cada garrafa todos os dias. Compare a água adicionada com a que sai pelos furos. Discuta o que está acontecendo com a água que desaparece. Permita que os alunos fiquem maravilhados com o efeito que a água tem para o crescimento das plantas nos seus aquários.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível