Atividades para crianças envolvendo dizer as horas

Escrito por elizabeth stover | Traduzido por josé geraldo rabello petite
Atividades para crianças envolvendo dizer as horas

Aprender a dizer as horas é desafiador para algumas crianças

clock image by Cathy Kovarik from Fotolia.com

Desde a infância até o primário, pais e professores expõem as crianças ao conceito de dizer as horas de maneira formal e informal. O conceito de tempo geralmente precisa de reforço durante todo o período até o primário, para que seja internalizado. Usar jogos e atividades ajuda-os a praticar o dizer das horas.

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Caça ao relógio

Exponha as crianças a todos os tipos de relógios e outros dispositivos de tempo. Deixe-os comparar quais itens são semelhantes e quais são diferentes, como, por exemplo, relógios de pulso, cronômetros, alarmes, relógios digitais, relógio de sol e ampulhetas. Peça que identifiquem como cada um deles é usado para mostrar o tempo. Organize uma caça ao relógio e faça com que as crianças listem os diferentes dispositivos encontrados.

Itinerário

Dê aos alunos uma lista fictícia de eventos de férias, incluindo o horário do início e o tempo de duração de cada evento. Diga a eles que imaginem que são guias e devem planejar um itinerário para uma família com filhos. O itinerário deve incluir o maior número de eventos possíveis da lista e preencher todo o tempo disponível durante o dia. Peça que incluam desenhos de um relógio analógico no itinerário, uma vez que a família possui filhos pequenos que precisam do desenho para ler as horas. Avalie a habilidade das crianças para dizer a hora ao olhar os horários listados para o eventos e compare com os desenhos dos relógios.

Jogo da correspondência

Use um computador para criar imagens de relógios analógicos e digitais. Crie-os em pares, de forma que para cada relógio analógico exista um relógio digital correspondente. Corte as figuras criando uma pilha de relógio e misture-as. Faça as crianças colocarem os relógios sobre uma mesa de cabeça para baixo. Duas crianças brincam virando duas cartas por vez, procurando por combinações. O jogador que coletar o maior número de pares vence.

Eu tenho, quem tem?

Faça uma lista de diferentes formas de dizer as horas, como "oito e quarenta e cinco" e "quinze para as nove". Escreva várias outras horas do dia de formas diferentes na lista. Use um marcador para escrever as horas em cartões. Cada cartão deve ter apenas uma hora. Passe um cartão para cada criança, que deverá guardar a hora do seu cartão apenas para si. Escolha uma criança para começar o jogo. Ela ficará de pé e lerá a hora no seu cartão, enquanto o mostra para os outros jogadores. A criança diz a hora da seguinte forma: "Eu tenho 8h45, quem mais tem 8h45?". Todos os jogadores então verificam se possuem a mesma hora escrita de forma diferente. O jogador que tiver fica de pé e lê o seu cartão da mesma maneira, procurando uma nova combinação. Uma vez que todas as formas de dizer uma hora já tiver sido jogada, o último jogador a ficar de pé escolhe outro para ler sua carta e o jogo continua, até que todos fiquem de pé.

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