Atividades divertidas para as crianças fazerem depois de ler as rimas infantis "Jack e Jill"

Escrito por krystal miller | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades divertidas para as crianças fazerem depois de ler as rimas infantis "Jack e Jill"
As crianças podem usar baldes vazios para criar um esquete "Jack e Jill" (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

As rimas são algumas das primeiras histórias que as crianças aprendem. Educadores e pais leem rimas para as crianças porque eles são engraçadas, fáceis de memorizar e de construir a imaginação. Depois de ler "Jack e Jill" para um grupo de crianças, você pode organizar uma série de atividades para elas com base na história. Rimas são também uma ferramenta maravilhosa para ajudar a ensinar habilidades de leitura antecipada.

Outras pessoas estão lendo

Sequência

Ensine crianças sobre o sequenciamento, como o que vem primeiro, segundo e terceiro em uma história. Depois de ler as rimas, você pode discutir sobre o que aconteceu e em qual ordem. Outra ideia é imprimir figuras dos eventos da rima, como Jack e Jill subindo a colina, carregando um balde de água ou caindo. As crianças devem trabalhar em pequenos grupos para sequenciar os eventos. Peça-os para colar as imagens na ordem correta em uma folha de papel.

Paródias

Depois de ler a história, divida as crianças em grupos de dois, uma menina e um menino. Alternativamente, divida as crianças em grupos de três ou quatro e deixe que o grupo componha o seu "Jack" e "Jill." As crianças devem agir fora da rima. Dê a elas cerca de 20 minutos para praticar e realizar suas rimas. As crianças podem fazer uma coroa que vai quebrar facilmente quando cair e fingir usar um pequeno balde de água. Transforme esta atividade em um jogo através da atribuição de prêmios para as melhores, mais engraçadas e criativas rimas.

Trívia

Crie um jogo de trívia sobre as rimas com perguntas sobre o que aconteceu. Por exemplo, pergunte às crianças: "Será que Jack caiu antes ou depois que ele subiu o morro?" ou "Será que Jill caiu também?". Premie com um ponto para cada criança que consiga responder corretamente. A criança que responder à maioria das perguntas corretamente ganha o jogo. Você também pode jogar trívia em equipes. Faça uma pergunta a cada equipe e premie-os com um ponto para cada resposta correta. A equipe com o maior número de pontos ganha o jogo.

Jogo da memória

Faça um jogo da memória utilizando fotos da rima. Por exemplo, imprima duas imagens de Jack, Jill, o balde de água, uma coroa e uma colina. Cole-as em outro papel para torná-las mais duráveis. Coloque as imagens viradas para baixo e peça aos jogadores para virarem duas imagens. Se forem iguais, ele manterá consigo o par e tenta novamente. Se eles não acertarem, o próximo jogador terá a vez. A criança com o maior número de pares no final do jogo ganha. Outra ideia é colocar uma imagem de cada par em um tabuleiro. Peça às crianças para fecharem os olhos e virarem uma foto para baixo. O primeiro jogador a dizer qual imagem está faltando, ganha um pequeno prêmio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível