Atividades divertidas para ensinar padrões ou esquemas de rimas

Escrito por annette strauch | Traduzido por barbara carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades divertidas para ensinar padrões ou esquemas de rimas
Seus alunos podem aprender sobre palavras que rimam fazendo atividades divertidas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

É divertido fazer rimas, mas saber como rimar torna mais fácil a leitura e a ortografia. Algumas palavras que rimam são parecidas, com exceção dos sons iniciais, tal como pato, gato, chato, cato, fato, tato, rato, prato, jato e bato. Outras rimam, mas as vogais finais são escritas de forma diferente, tal como penso e lenço. Use jogos e atividades em sua sala de aula para ajudar os jovens leitores a aprenderem sobre rimas e esquemas de rima.

Outras pessoas estão lendo

Círculo das palavras que rimam

Compile uma lista de palavras que rimem. Peça às crianças que façam um círculo gigante e virem para a direita de modo que olhem para as costas do colega ao lado. Comece dizendo uma palavra e em seguida alguma outra que rime. Sempre que os alunos ouvirem uma palavra que rime, eles devem dar um passo adiante. Quando eles ouvirem uma palavra que não rime, devem sentar-se. Comece um novo padrão de rimas quando ficar sem palavras que rimem com a palavra inicial.

Eu digo, vocês dizem

Faça cartões grandes com uma palavra que tenha rimas diferentes em cada um deles. Você mostrará às crianças um dos cartões e dirá, "eu digo _.” Depois você erguerá um cartão com uma palavra que rime com a anterior e dirá, "vocês dizem _.” Comece com palavras curtas, tal como "eu digo pato" ,"vocês dizem gato." À medida que as crianças progredirem no entendimento das palavras que rimam, aumente a dificuldade.

Jogo de bola com rimas

Faça uma lista de palavras que tenham várias rimas. Peça aos alunos que se sentem em círculo. Você dirá uma palavra e pedirá para as crianças levantarem as mãos se eles souberem alguma palavra que rime. Selecione o primeiro aluno que levantar a mão. Se ele disser corretamente uma palavra que rime, arremesse-lhe a bola. Diga outra palavra e pergunte se alguém sabe alguma palavra que rime. Chame o aluno que levantar a mão primeiro . Se ele responder corretamente, o primeiro aluno arremessará a bola para ele. Se algum dos alunos responder incorretamente, ele perderá a vez e você deverá selecionar outro.

Esquemas rimáticos

Quando os alunos entenderem as rimas das palavras, estarão prontos para aprender sobre esquemas de rima. Comece com a letra de "Brilha, brilha, estrelinha" e escreva-a no quadro negro. Peça aos alunos que identifiquem as palavras que rimam. Peça a uma criança para ir ao quadro e circundar cada par de palavras que rime com uma cor diferente de giz. Explique como marcar o padrão e peça a outro aluno para escrevê-lo ao lado da última palavra de cada linha. (Eles marcarão "AABB," porque a primeira e a segunda linha rimam e a terceira e a quarta linha também). Dê-lhes outros poemas para que pratiquem. Depois, peça-lhes para escrever os seus próprios poemas usando um dos esquemas de rima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível