Atividades para ensinar a alunos pré-escolares sobre as sementes

Escrito por lily mae | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para ensinar a alunos pré-escolares sobre as sementes
Envolva as crianças em atividades que lhes permitam investigar as sementes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Durante a pré-escola, as crianças começam a aprender sobre muitas coisas, incluindo a investigar o mundo ao seu redor. O envolvimento dos alunos em atividades que lhes permitam explorar e examinar os tipos diferentes de sementes ajuda-os a aprender sobre a importância do papel que elas desempenham. Há várias atividades nas quais você pode envolvê-los para ensinar sobre as sementes.

Outras pessoas estão lendo

Classificação de sementes

A classificação é uma habilidade pré-matemática necessária para o aprendizado das crianças durante a pré-escola. Essa atividade ajuda os alunos a praticá-la e também dá a eles a oportunidade de analisar tipos diferentes de sementes. Encha taças ou pratos com sementes variadas: de girassol, de abóbora e de melancia, por exemplo. Mostre uma de cada tipo, convide os alunos para examiná-las e peça a eles para observar as diferenças de tamanho, cor e forma. Quando eles estiverem familiarizados com essas diferenças, incentive-os a classificar as sementes e colocá-las na tigela correspondente a cada tipo.

Plantio de sementes

Peça às crianças para observar o que acontece quando plantamos uma semente. Providencie vasos de flores e terra. Instrua os alunos a encher os vasos com terra, ofereça-lhes sementes para plantar e pergunte o que eles acham que irá acontecer depois do plantio, anotando suas previsões. Peça-lhes para plantar as sementes e colocar o vaso em um local ensolarado. Oriente-os a regá-las todos os dias e observar o que acontece com elas, desenhando imagens que ilustrem as mudanças que ocorrerem a cada dia. Assim que as sementes começarem a brotar, peça aos alunos para comparar o que realmente aconteceu com as previsões que eles fizeram. Deixe-os levar suas plantas para casa e plantá-las no solo.

Sementes e lupas

Com essa atividade, as crianças podem examinar de perto os tipos diferentes de sementes. Providencie sementes de várias espécies e lupas. Instrua os alunos a usar as lentes para examiná-las e peça a eles para desenhar com lápis ou giz de cera imagens que ilustrem o que viram. Sugira que eles compartilhem seus desenhos e discutam as diferenças entre as sementes examinadas sob a lupa e aquelas vistas a olho nu.

Arte com sementes

Deixe as crianças explorarem as sementes por meio de um projeto de arte. Forneça-lhes papel, cola e pincéis. Incentive as crianças a usar os pincéis e a cola para fazer um desenho no papel e, em seguida, peça que elas colem tipos diferentes de sementes sobre a imagem. Modele as etapas da atividade antes de permitir que façam isso por conta própria. Enquanto os alunos estiverem criando seus projetos de arte, eles podem examinar as formas, cores, tamanhos e texturas das sementes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível