Atividades infantis sobre vegetais da fazenda

Escrito por melissa gagnon | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades infantis sobre vegetais da fazenda
Hortaliças são de todos os tamanhos, formas e cores, e são usadas em muitos projetos de arte (vegetables image by cherie from Fotolia.com)

Apresentar as crianças a diferentes tipos de hortaliças cultivadas em fazendas as incentiva a comer e ter atitudes saudáveis. Muitas atividades - dentro e fora da sala de aula - podem educar as crianças sobre os diferentes tipos de legumes e como são cultivados. Atividades que introduzem legumes na estação de plantio são especialmente eficazes na obtenção do interesse de crianças no processo da agricultura para fornecer alimentos que atendam às necessidades nutricionais.

Outras pessoas estão lendo

Atividades artísticas

Atividades artísticas podem ser ligadas ao tema da colheita de hortaliças. Faça as crianças colarem uma semente vegetal em uma folha de papel grosso, em seguida, usando lápis ou marcadores para desenhar as raízes abaixo da semente, as folhas, flores e hortaliças. Cole um pouco de terra na área ao redor da semente, e tem-se um projeto de arte tátil e educacional. As crianças podem fazer carimbos de batata cortando-as ao meio e esculpindo desenhos. Podem carimbar desenhos em papel e cartazes. Faça-as pintar cabaças e decorar abóboras com purpurina ou adesivos. Fazer bonecos de hortaliças com papel de construção e palitos de sorvete pode se transformar em uma brincadeira imaginativa e durar horas.

Atividades infantis sobre vegetais da fazenda
Cabaças podem ser pintadas, ou ter caretas desenhadas usando marcadores e purpurina (decorative pumpkin image by Maciej Syrek from Fotolia.com)

Atividades de matemática

Use hortaliças frescas para desenvolver atividades de matemática para crianças. Elas podem cortar abóboras, com a ajuda de um adulto, e contar as sementes. A classificação é outra grande atividade para crianças, e elas podem classificar diferentes tipos de sementes de hortaliças em pilhas e combiná-las com o vegetal a que pertencem. Elas podem usar imagens para fazer moldes, ou classificá-los também. Cozinhar com hortaliças também pode ser uma atividade de matemática, se você se concentrar nas medidas. Faça pão de abóbora, bolos de milho ou bolos de abobrinha com as crianças fazendo-as medir os ingredientes e registrar as receitas em um diário.

Atividades infantis sobre vegetais da fazenda
Contar e classificar são duas importantes habilidades matemáticas que podem ser feitas com sementes (pumpkin seeds image by timur1970 from Fotolia.com)

Atividades de leitura

Crianças adoram ouvir e contar histórias. Leia com eles sobre como as hortaliças são cultivadas, e então eles têm que escrever em um diário sobre o que aprenderam. Peça-lhes para ilustrar suas revistas com fotos das fases de crescimento dos vegetais. Muitos livros sobre cultivo podem ser encontrados em bibliotecas. Peça às crianças que plantem uma semente; abacates, brotos de feijão e abóbora são boas para experimentar. Peça-lhes para documentar seu crescimento semanal em um gráfico, e escrever uma frase descrevendo o seu progresso. Quando tiver totalmente crescido, as crianças vão ter um livro que documenta o crescimento da semente que elas poderão ler para os pais em casa.

Atividades infantis sobre vegetais da fazenda
Um feijão crescerá rápido e as crianças poderão documentar o processo (Green sprout image by Vladimir Krivsun from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível