Atividades de latitude e longitude para alunos de quinta série

Escrito por angeliki coconi | Traduzido por marina vidal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de latitude e longitude para alunos de quinta série
Aulas sobre latitude e longitude na quinta série servem como base para futuros conhecimentos geográficos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Latitude e longitude são coordenadas imaginárias que ajudam a localizar lugares na Terra. Linhas latitudinais são desenhadas de leste a oeste, sendo a mais importante a linha do Equador, que separa a Terra em dois hemisférios. Linhas longitudinais, ou meridianos, são desenhadas de norte a sul e se intersectam nos polos da Terra. A mais importante linha longitudinal é o primeiro meridiano, que atravessa Greenwich, na Inglaterra. Ensine aos estudantes de quinta série como encontrar lugares específicos no mapa através de atividades que os estimulem a usar latitudes e longitudes.

Outras pessoas estão lendo

Batalha naval

Reforce as aulas sobre latitude e longitude e a maneira de encontrar uma localização exata utilizando um jogo de batalha naval. Divida a classe em duplas e dê aos alunos um tempo para brincar usando lápis e papel. Explique o propósito educacional do jogo e familiarize os alunos com as regras. Explique que eles devem afundar o navio do inimigo primeiro. Ajude-os a posicionar os navios de forma estratégica de modo a tornar mais difícil a localização deles pelo oponente. O propósito do jogo é descobrir as coordenadas dos navios oponentes primeiro e afundá-los, com o menor número possível de jogadas. Caso você queira tornar o jogo ainda mais visual, mova as carteiras para as laterais da sala de aula e desenhe linhas latitudinais e longitudinais pelo chão utilizando fita crepe. Divida a sala em dois grandes grupos e dê-lhes tempo para brincar sob a sua supervisão. Essa atividade ajudará seus alunos de quinta série a se familiarizarem usando grades.

Aniversários

Faça seus alunos acharem as coordenadas de suas datas de aniversário. Peça-os para usar o mês como latitude e o dia como longitude. Por exemplo, se o aniversário for no dia 15 de outubro, as coordenadas serão 10 graus ao norte, 15 graus ao leste. Permita que os alunos localizem suas coordenadas de aniversário no mapa. Essa atividade garantirá que os alunos tenham mais interesse em se envolver com a matéria, já que tornará as latitudes e longitudes mais pessoais e divertidas. Peça-os que imaginem como seria planejar sua festa de aniversário no local indicado pelas coordenadas.

Globo terrestre

Use um globo para mostrar aos alunos como a Terra é dividida de leste a oeste e de norte a sul. Cole horizontalmente uma fita colorida ao redor do globo para demonstrar o equador e outra fita de cor diferente para demonstrar o primeiro meridiano. Passe o globo pela sala e dê a cada aluno um tempo para observá-lo. Mostre-os as outras linhas latitudinais e longitudinais e explique como especificar localizações. Divida a classe em duplas e dê-lhes a missão de localizar quatro cidades. Isso dará aos alunos conhecimento geográfico prático e será uma aula eficiente para aqueles que aprendem de maneira visual.

Mapa

Faça com que seus alunos da quinta série criem um mapa de um lugar imaginário. Pode ser qualquer lugar, desde Nárnia e Atlântida até um lugar inventado pelos alunos. Peça-os para usar linhas latitudinais e longitudinais para que seja possível localizar lugares no mapa. Diga para que troquem de mapa com os colegas e estabeleçam as coordenadas dos principais lugares que aparecem no mapa. Esse atividade permite que os alunos utilizem o que aprenderam sobre latitude e longitude de uma maneira pessoal e prática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível