Atividades manuais de feltro para flanelógrafos

Escrito por rachel murdock | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades manuais de feltro para flanelógrafos
Use feltro de uma loja de tecidos para fazer atividades para flanelógrafos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Criar atividades artesanais para um quadro de avisos é uma ótima maneira de ilustrar jogos e histórias infantis. Elas podem ser usadas ​​para músicas, atividades de contagem e lições da igreja. Atividades de feltro variam desde peças simples, com poucos detalhes, até àqueles em que se utiliza uma grande variedade de materiais. Pedaços de feltro vão ficar fixados em um flanelógrafo sem qualquer adesivo adicional, usando apenas a gravidade e a fricção.

Outras pessoas estão lendo

Ilustração de estórias

Ilustre um conto de fadas favorito, uma fábula ou uma história familiar recortando formas de feltro para ilustrar o conto. Use quadrados de feltro adquiridos de lojas de artesanato ou retalhos de feltro de uma loja de tecidos para criar as figuras. Leia a história em primeiro lugar e faça anotações sobre os personagens e itens que você vai precisar. Por exemplo, para a história "Cachinhos Dourados e os Três Ursos" a sua lista poderá incluir o papai, a mamãe e o bebê urso, a Cachinhos Dourados, três tigelas de mingau, três cadeiras e três camas. Para ilustrações mais complexas, adicione uma casa, uma mesa e uma floresta. Use estêncils ou imagens de livros de colorir para tirar moldes de formas exteriores com uma cor base, e em seguida, adicione detalhes para os itens cortados, como olhos, cabelos, roupas, cortinas, portas e uma ou outra cor de feltro. Cole os detalhes na peça base.

Atividades e moldes

Rimas contadas e canções repetitivas são boas para atividades com flanelógrafos. Por exemplo, corte cinco sapos e um tronco de ​​feltro. Use pincéis para fazer pontos nos sapos e acrescente detalhes para usar com a canção "O Sapo não lava o pé". Faça jogos de cores correspondentes com feltro, tais como cores diferentes de sorvete que precisam ser combinadas com os cones que têm a mesma cor. Use moldes para cortar formas, caso não tenha habilidade artística. Você pode comprar as formas ou fazê-las sozinho, traçando linhas do desenho em um documento de edição de texto no computador, imprimindo-as, colando-as em papelão fino e recortando a forma.

Interface e lápis de cor

Outra maneira de fazer atividades com feltro é usando uma interface dura. Trace ou desenhe as formas necessárias para a interface com um pincel e faça os detalhes coloridos com lápis de cor ou giz de cera. Este método permite peças com detalhes elaborados e características específicas. As interfaces com varetas fazem o mesmo efeito que as imagens de feltro.

Copiado e laminado

Se a demanda artística necessária para desenhar as formas estiver além de suas habilidades, você pode obter os detalhes sobre as peças de outra maneira. Encontre as formas desejadas on-line ou através de sua coleção de clip art. Imprima-as em papel colorido e laminado. Cole grandes pedaços de feltro na parte de trás das peças laminadas, de modo que se fixem no flanelógrafo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível