Atividades de publicidade para sala de aula

Escrito por andrew button | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de publicidade para sala de aula
Cartazes de imobiliária são uma forma básica de propaganda (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Marketing e publicidade são ferramentas cruciais para a economia moderna. Através da publicidade, as empresas e os indivíduos podem informar os potenciais clientes sobre a disponibilidade de bens e serviços. Assim, a publicidade ajuda as empresas a fazer vendas e permite aos clientes encontrar o que estão procurando. Atividades sobre publicidade em sala de aula podem ensinar os alunos a fazer as suas próprias propagandas ou educá-los sobre o papel da publicidade na sociedade.

Outras pessoas estão lendo

Propaganda para estudantes

Na sua forma mais básica, a publicidade é uma maneira de as pessoas informarem aos outros que têm coisas para vender. Propagandas simples, como anúncios classificados e cartazes, podem ser úteis para crianças em seu dia a dia. Crianças que sabem como usar classificados online, por exemplo, podem ser capazes de comprar e vender seus livros no início e final do ano letivo. A atividade publicitária prática poderia escolher um meio de publicidade (por exemplo, Craigslist, jornais, cartazes) e explicar como colocar um anúncio em um desses meios. Por exemplo, o professor pode pedir aos alunos que utilizem o Word para fazer simples cartazes publicitários anunciando livros para venda.

Propaganda para empresas

As empresas anunciam através de uma variedade de meios - jornais, revistas, rádio, TV e internet. Uma atividade em publicidade para empresa poderia mostrar às crianças o quanto de tempo e esforço as empresas investem na publicidade de seus produtos. Por exemplo, em uma atividade, um professor pode mostrar aos alunos uma lista de taxas de publicidade de TV para vários canais (ver Recursos) e pedir que usem suas calculadoras para calcular quanto custaria um ano de anúncios semanais. O professor poderia pedir, então, que os alunos planejem uma campanha publicitária para um projeto hipotético, dando a eles uma determinada quantia (digamos, R$100 milhões) em dinheiro hipotético para usar.

Propaganda e sociedade

A publicidade é bastante controversa. Alguns, como Noam Chomsky, argumentam que a propaganda usa táticas de manipulação para levar as pessoas a comprar coisas. Algumas críticas feministas argumentam que a publicidade objetifica as mulheres, retratando-as como objetos sexuais. Se por um lado essas opiniões são polêmicas, por outro apresentam-se como pontos de vista importantes no campo da crítica de mídia. Uma atividade sobre o impacto social da publicidade pode pedir aos alunos que olhem para uma série de anúncios e escrevam uma lista de possíveis táticas de manipulação que estariam sendo empregadas. Isso ajudaria os alunos a olhar para a publicidade de uma forma mais crítica.

Conscientização do consumidor

Os consumidores precisam saber como a publicidade funciona, a fim de tomar decisões informadas. Ensinar seus alunos a ler anúncios criticamente irá ajudá-los a tomar decisões inteligentes. Atividades publicitárias de conscientização do consumidor ensinam os alunos a ler nas entrelinhas e descobrir o que realmente está sendo dito em uma propaganda. Por exemplo, um professor pode pedir aos alunos que observem vários anúncios de carros usados e identifiquem quais oferecem garantias e quais não. O professor poderia ir ainda mais longe com essa atividade pedindo aos alunos que tentem identificar os anúncios de carros usados que possuem informações sobre defeitos potenciais escondidos em letras pequenas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível