Atividades com sinônimos e antônimos

Escrito por shelley frost | Traduzido por rosangela gandini
Atividades com sinônimos e antônimos

Sinônimos e antônimos podem ser ensinados ao mesmo tempo

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Ensinar sinônimos e antônimos ao mesmo tempo é um opção natural, porque eles são relacionados entre si. Enquanto os sinônimos são palavras com significado semelhante, os antônimos têm significado oposto. Fornecer aos alunos muitas atividades diferentes ajuda-os a solidificarem a compreensão desses tópicos. Adapte atividades para que se encaixem ao seu estilo de ensino e a uma turma específica.

Outras pessoas estão lendo

Vocabulário com sinônimos e antônimos

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Essa atividade ajuda as crianças a praticarem as palavras do seu vocabulário enquanto compreendem melhor os sinônimos e antônimos. Providencie para cada criança um vocabulário para a semana. Se você não cria vocabulários, use uma lista de ortografia ou crie um vocabulário baseado em palavras de um capítulo do livro de ciências ou de estudos sociais. Os alunos precisam criar duas colunas no papel, ao lado do vocabulário fornecido. Eles devem escrever um antônimo para cada palavra na primeira coluna e um sinônimo para cada palavra na segunda coluna.

Desenhos com sinônimos ou antônimos

Cada aluno escolhe uma palavra do meio do vocabulário. Peça para eles desenharem algo que represente aquela palavra e escrevê-la abaixo do desenho. Depois peça para que façam outros desenhos que representem sinônimos daquela palavra e escrevam os respectivos vocábulos. Por exemplo, a palavra escolhida pode ser "veículo". O aluno poderia desenhar um carro, caminhão, ônibus, motocicleta ou outro veículo. O mesmo processo pode ser utilizado para os antônimos.

Memória

O jogo da memória de antônimos e sinônimos pode ser feito por você mesmo para a prática em classe. Use fichas de papel como cartões. Será necessário criar pares de palavras: duas palavras que sejam sinônimos ou duas que sejam antônimos. Escreva cada uma em um cartão separado. Crie pelo menos 10 pares de palavras. Os cartões são colocados com a face para baixo em uma mesa, formando fileiras. O primeiro jogador vira dois cartões tentando encontrar dois vocábulos que sejam sinônimos ou antônimos. Se ele encontrar um par, fica com as duas cartas; caso não encontre um par, as duas cartas são viradas para baixo novamente e é a vez do próximo jogador.

Bingo

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

O bingo é um jogo simples que pode ser modificado para enquadrar-se ao ensino dos sinônimos e antônimos. Coloque palavras diferentes dentro dos quadrados nas cartelas de bingo. Para associar o jogo a outros elementos do cirrículo escolar, brinque com a ortografia das palavras ou utilize um vocabulário de algum assunto que os alunos estejam estudando. Para jogar, o professor "canta" um sinônimo ou um antônimo de uma das palavras das cartelas de bingo. O jogador risca a palavra correspondente. O jogo continua até que uma criança consiga riscar cinco quadrados em uma coluna.

Reescrever histórias

Essa atividade permite que os alunos pratiquem sinônimos e antônimos de sua história infantil favorita. Cada aluno escolhe uma história infantil clássica como "Os Três Porquinhos" ou " Cachinhos Dourados." Eles reescrevem a história substituindo tantas palavras quanto possível por sinônimos ou antônimos, dependendo do que você quer praticar. Por exemplo, usando antônimos em "Os Três Porquinhos" poderia-se mudar "grande lobo mau" por "pequeno lobo bom." Usando sinônimos em "Cachinhos Dourados", a personagem poderia comer aveia ao invés de mingau.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media