Conhecimento

Atividades sobre hieróglifos para alunos da sexta série

Escrito por charong chow | Traduzido por josé fabián
Atividades sobre hieróglifos para alunos da sexta série

Alguns hieróglifos egípcios explicam rituais religiosos importantes

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Estude a linguagem egípcia antiga e sua influência na sociedade ocidental moderna com atividades para alunos da sexta série. Segundo o Museu Britânico, as únicas pessoas que escreviam no antigo Egito eram escribas, que tinham a tarefa importante de preservar e registrar documentos governamentais e religiosos. Os projetos de artesanatos permitem que as crianças ajam como escribas e experimentem a riqueza dessa civilização.

Nomes

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Durante aproximadamente 3500 anos os antigos egípcios usaram hieróglifos para escrever a língua. Muitos cidadãos egípcios apenas conseguiam ler e escrever seus próprios nomes. Os alunos da sexta série podem traduzir seus nomes usando hieróglifos como o faziam os habitantes da antiga nação. Dê a eles tabelas com as equivalências entre os hieróglifos e o alfabeto brasileiro. Por exemplo, a letra "A" é o símbolo de um abutre, mas o "S" é um pano dobrado que representa uma bandeira. Quando os estudantes escreverem seus nomes, peça que tentem escrever letras para amigos e parentes usando apenas hieróglifos.

Tabletes

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Em um pedaço de argila, as crianças podem criar seus próprios hieróglifos em relevo, esculturas elevadas como os desenhos em uma moeda. Muitos relevos eram usados por sacerdotes, que também eram escribas, para explicar os rituais religiosos nas paredes dos templos. Essa atividade ensina aos alunos sobre a arte subtrativa, a técnica de esculpir materiais, e sobre o papel dos sacerdotes na religião egípcia. Use um rolo de pastel sobre um pedaço grande de argila para aplaná-lo e deixá-lo de 2,5 cm de espessura. Corte um pedaço de aproximadamente 25x25 cm. Peça que as crianças utilizem um cinzel ou a ponta de uma faca plástica para fazer os hieróglifos e esculpir a área ao redor deles. As áreas interiores dos hieróglifos podem ser esculpidas depois.

Tecido

Ensine aos estudantes sobre os números em hieróglifos egípcios através de um projeto em tecido. Cada criança deve escolher um número para traduzir para os hieróglifos e desenhá-los em papel para criar um modelo. Este é segurado a um pedaço de feltro com alfinetes e o feltro é recortado seguindo a forma. As crianças agora devem costurar os hieróglifos em feltro em pedaços de musselina quadrados de 30 cm. Quando todos tiverem terminado, junte com alfinetes os pedaços de musselina para formar uma obra grande. Costure todas as peças formando um pedaço grande com algodão no meio. Depois disso, cada aluno pode mostrar ao resto da turma seu número em hieróglifos e como é formado.

Sarcófago

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Os estudantes aprendem sobre os rituais funerários egípcios e as crenças da vida após a morte com ajuda de uma atividade baseada em sarcófagos de múmias. A realeza abrigava seus restos em túmulos elaborados, cobertos em hieróglifos sobre os mortos e feitiços para ganharem entrada a essa nova vida. Os escribas indicavam aos artesãos os hieróglifos e verificavam que estivessem bem escritos. Após estudarem sarcófagos reais, os estudantes podem formar seus próprios modelos em argila com cabeças detalhadas e outros enfeites. Quando os sarcófagos secarem, deixe que os alunos os decorem com tinta acrílica, usando pincéis finos para escreverem seus hieróglifos preferidos. Exiba os sarcófagos em uma vitrine quando estiverem prontos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media