Atividades de varredura e rastreamento visual

Escrito por kay tang | Traduzido por thomas anderson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de varredura e rastreamento visual
Aprimore suas habilidades de rastreamento seguindo feixe de lux da lanterna de outra pessoa (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Atividades visuais de rastreamento e varredura ajudam a aprimorar três tipos de habilidades oculomotoras, que incluem fixação, sacadas e perseguição oculares de acordo com o site "Eye Can Learn" (O olho pode aprender). Enquanto a fixação permite que você mantenha a atenção em um alvo, as sacadas possibilitam mudar a atenção de um alvo para outro. Perseguição, ou busca, são atividades que envolvem a capacidade de rastrear um alvo em movimento. Atividades visuais de rastreamento e varredura podem variar de manipulação física de uma bola ou balão para jogos desenvolvidos para internet.

Outras pessoas estão lendo

Crie quadros e guias

Peça para que alguém aponte para uma letra ou símbolo em um quadro e tente identificá-lo. Pratique nomeando letras ou símbolos que forem de diferentes padrões, começando com linhas horizontais e verticais, e avançando para identificações diagonais. Avalie a varredura e rastreamento lendo uma sequência de símbolos ou letras de uma carta diretamente à sua frente e de outra posicionada de 2 a 3 metros de distância. Alterne a leitura dos símbolos entre as ordens da esquerda para a direita e de trás para frente, ou leia cada terceira letra em várias linhas do texto.

Rastreie e nomeie objetos

Observe uma cena ao ar livre e tente nomear os objetos em seu ambiente. Realize o mesmo exercício em uma sala repleta de móveis e decoração. Descreva determinados objetos com a maior quantidade de detalhes possível. Peça a alguém para pedir-lhe para olhar para determinados objetos, perguntando: "Onde está ...?" Examine a sala com os olhos, vire a cabeça o mínimo possível. Folheie revistas e circule letras específicas, tais como "s" ou "a" nas palavras das páginas. Avance para a busca de certas palavras, como "a" / "o" ou "e".

Envolva-se em jogos de internet

Jogue uma série de jogos online para integrar sua visão central e periférica, que o ajudará a processar letras individuais, bem como perceber a próxima palavra em exercícios de leitura. Por exemplo, em "Eye Can Learn" é oferecida uma série de atividades na internet que testam o seu acompanhamento visual e habilidades de digitalização. Em "Peripheral Clown" (Palhaço periférico), você se concentrar no rosto de um palhaço, no centro da tela, enquanto procura os contornos de caixas vermelhas e azuis que formam o palhaço. Em "Fast Peripheral Circles" (Círculos periféricos rápidos), uma pequena esfera colorida é cercada por outras grandes esferas coloridas. Quando a cor da esfera muda, você vê a esfera da mesma cor na periferia. Outros jogos avaliam o rastreamento linear, varredura letras que aparecem em uma página alinhada e o acompanhamento de uma borboleta que voa para trás e para a frente na tela do computador.

Pratique com bolas, balões e lanternas

Role, jogue ou quique uma bola. Role-a para longe de você e observe seu caminho. Role-a de lado a lado. Peça a um colega para pegar a bola, vendo-a enquanto você a joga para que ele pegue. Peça a ele para jogarem uma partida de vôlei com balão e tente mantê-lo no ar. Utilize uma corda como rede e fique de joelhos para aumentar o desafio. Diga a ele para escrever uma palavra no teto ou na parede com uma lanterna em uma sala escura e tente identificar a palavra. Revezem, aumentando a dificuldade das palavras ou a forma da escrita. Deite-se no chão e acompanhe os feixes de luz do colega projetados na parede.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível