Atividades de verão para desenvolver habilidades motoras finas e visuais

Escrito por stacy zogheib | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de verão para desenvolver habilidades motoras finas e visuais
Pintura ao ar livre torna a limpeza mais fácil (Chris Ted/Lifesize/Getty Images)

Pais e professores instintivamente percebem que a maioria dos estudantes perdem habilidades durante as férias de verão. As habilidades motoras finas, como a escrita e o desenho, são prejudicadas, assim como as habilidades motoras visuais, como a coordenação dos olhos e das mãos. Atividades de verão divertidas e funcionais podem ajudar os alunos a manter, e até mesmo aumentar, seus níveis de habilidade. Estas atividades são perfeitas para o verão, porque muitas delas requerem longos períodos de tempo ininterruptos e são melhor realizadas em áreas externas.

Outras pessoas estão lendo

Atividades ao ar livre

Atividades ao ar livre, baseadas em jogos, podem desenvolver habilidades motoras finas e visuais. Desenhar ou escrever com giz e usar pincéis para pintar em concreto com água pode ajudar os alunos a praticar suas habilidades de escrita. Adicione 5 a 7 gotas de corante alimentar em um copo de água e congele em formas de gelo. Para uma atividade de verão, leve os cubos para fora e utilize-os para colorir e escrever em folhas grandes de papel. Deixe as imagens de aquarela secar e pendure em um lugar de destaque.

Brincadeira com sujeira

Algumas atividades em que as crianças sujam-se muito são melhores durante o verão, quando é fácil levá-las para fora e tirar toda a sujeira delas com uma mangueira d'água. As crianças podem desenvolver habilidades motoras finas e visuais pintando com os dedos, recortando e colando imagens em folhas de papel. Espalhe um pouco de creme de barbear em uma mesa e peça às crianças para, do lado de fora da casa, usar os dedos para escrever ou desenhar com o creme de barbear. Deixe que as crianças cavem na areia e utilizem pás para transferir a areia de um local para outro.

Atividades criativas

Muitas atividades criativas demoram uma hora ou mais para serem desenvolvidas e são melhor trabalhadas durante longos dias de verão. As crianças podem manter as habilidades motoras e visuais através da construção com massa de modelar, da utilização de adesivos para criar imagens ou da confecção de pulseiras e colares. Planejar estas atividades a cada semana ajudará seu filho a manter as habilidades aprendidas durante o ano letivo.

Desenhando

Desenhar também estimula as habilidades motoras finas e visuais. Esta atividade requer que as crianças manipulem lápis ou giz de cera a fim de reproduzir uma imagem mental. A prática de desenhar e colorir pode ajudar a melhorar a escrita de uma criança. Incentive-as a desenhar utilizando tintas, marcadores, giz de cera ou lápis de cor. Se uma criança não tiver certeza do que desenhar, peça-lhe que desenhe sua atividade favorita, um amigo, ou até mesmo uma lembrança de um período de férias. Depois que seu filho tiver terminado o trabalho, peça-lhe para falar sobre o seu desenho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível